A) CERTO - O projeto da Usina Hidrelétrica de Tucuruí foi criado junto ao Programa Grande Carajás, para abastecer com energia subsidiada as indústrias de alumínio Alumar/Alcoa, no Maranhão, e Albrás/Alunorte/Vale, no Pará.
B) ERRADO - A construção da Usina de Tucuruí insere-se no contexto das grandes obras do regime militar e suas dimensões comprovam a grandiosidade, sendo considerada a maior OBRA DE ENGENHARIA do país construída no rio TOCANTINS.
C) ERRADO - Em 2016, segundo relatório da FUNAI (Fundação Nacional de Amparo ao Índio), do RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) e do Greenpeace, o projeto de construção da Usina Hidrelétrica São Luiz do Tapajós apresenta falhas graves e não servem como ferramenta para avaliar o impacto real da obra na região.
D) ERRADO - O rio tapajós possui um grande potencial para geração energética, o que proporcionou o desenvolvimento de projetos de grandes usinas, como a hidrelétrica de Jatobá. O prazo para conclusão dos estudos de viabilidade da hidrelétrica de Jatobá, prevista para ser instalada no rio Tapajós, no Pará, foi prorrogado para até o fim de 2018.
E) ERRADO - Obras visando à produção energética no Pará, bem como na região norte do Brasil, são favorecidas pelo elevado potencial dos rios da bacia amazônica, entretanto, o maior potencial hidrelétrico instalado do Brasil encontra-se na bacia do rio Paraná, com destaque para o rio Grande, que divide Minas Gerais e São Paulo.