-
Gabarito: e
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
1 Movimento à 1 ª Reforma Administrativa: DASP em 1930, reforma implementada pelo ESTADO NOVO à VARGAS com o Modelo burocrático
2 Movimento à 2 ª Reforma Administrativa: Decreto-Lei 200/67 durante o regime militar, transição do burocrático para o Gerencial (pós burocrático).
3 Movimento à 3 ª Reforma Administrativa: PDRAE em 1995, implementação da Nova Gestão Pública por Bresser Pereira.
Fonte: Estratégia Concursos
-
Em 1938, o Presidente Getúlio criou o DASP (Departamento Administrativo do Setor Público), que possuía a função de selecionar os candidatos por méritos, visto que, durante os primeiros anos da República, os cargos eram preenchidos por interesses políticos. O Departamento Administrativo conseguiu desempenhar as suas funções junto à Presidência, mas, após a deposição de Getúlio, em 1945, as funções do órgão foram reduzidas, e os cargos públicos voltaram a ser preenchidos pelos interesses políticos. A partir de 1952, começaram as tentativas de trazer o mérito novamente ao Serviço Público, através dos projetos de reformas administrativas, porém, somente em 1967 é que uma reforma foi implantada efetivamente. Mesmo com essa reforma, o DASP não conseguiu atingir seus objetivos, pois, a sua estrutura não condizia mais com a realidade brasileira. Dessa forma, no ano de 1986, o Departamento Administrativo do Serviço Público foi extinto.
GABARITO: D
-
A letra A não tá errada.
-
Administração Burocrática
Primeira Fase → de 1930 a 1945
Segunda Fase → até a reforma gerencial
------------
Sobre a letra A
Arraigada é o mesmo que fixo, na verdade, existem traços dele no modelo Gerencial, mas não se tornou 'arraigada' como a questão afirmar, por isso a afirmativa está errada.
gab. D
Bons Estudos ツ
-
Marque a alternativa correta, quanto ao modelo de administração burocrática na Administração Pública brasileira.
Emergiu com a criação do Departamento Administrativo do Setor Público (DASP) nos anos 1930.
-
A questão em análise exige que tenhamos conhecimento do modelo burocrático de administração pública. Vejamos qual das alternativas está correta.
A - CORRETA. Por mais que o modelo gerencial tenha o objetivo de superar a burocracia, ainda hoje ela está arraigada a ele Evidências da presença do modelo burocrático são vistas nos princípios da legalidade e impessoalidade. Vemos então, esta alternativa está correta. O modelo gerencial da administração pública não pode se desprender dele, do contrário, pode acabar violando a própria Constituição Federal, que sob o aspecto gerencial é um retrocesso.
B - INCORRETA. De forma alguma, por mais que a burocracia apresente algumas disfunções, não foi totalmente substituída pelo modelo gerencial, é o que observamos, por exemplo, na presença dos princípios da legalidade, impessoalidade, no formalismo das relações etc.
C - INCORRETA. Na verdade o Ministério da Desburocratização existiu de 1979 a 1986, e tinha objetivo de reduzir o impacto da estrutura burocrática na economia e na vida dos brasileiros.
D - CORRETA. A reforma burocrática na administração pública brasileira tem início em 1936, sob a liderança de Getúlio Vargas. Naquele ano que foi criado o Conselho Federal do Serviço Público, consolidado dois anos depois no Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado pelo Decreto-Lei n° 579/1938, no início do Estado Novo.
Após analisar as alternativas apresentadas, o mais correto seria anular a questão, pois duas alternativas estão corretas.
GABARITO DA BANCA: D
GABARITO PROPROSTO: ANULAÇÃO (pois a letra A também é correta)
-