SóProvas


ID
3528730
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito de demonstrações financeiras e temas correlatos,  julgue o item.

No balanço patrimonial, os elementos do patrimônio são agrupados de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação patrimonial e econômica das entidades.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    No ativo, as contas são dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, isto é, dos itens de maior para os de menor liquidez - Ricardo J. Ferreira (CONTABILIDADE BÁSICA - TEORIA E QUESTÕES COMENTADAS 16ª edição - 2018, p. 442)

  • Gab. Certo

    Lei 6404/76

    Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

  • O correto não seria a posição PATRIMONIAL E FINANCEIRA?

  • QUESTÃO ERRADA

    POIS A FUNÇÃO DO BALANÇO NÃO É APRESENTAR A POSIÇÃO ECONÔMICA E SIM A FINANCEIRA

    FALOU EM ECONOMICA VOCÊ DEVE LEMBRA DA DRE

    ESQUECE ESSA QUESTÃO

  • Vamos analisar a questão.

    Questão sobre apresentação Balanço Patrimonial (BP) conforme CPC 26 e legislação vigente.

    Segundo a doutrina, o Balanço Patrimonial tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, uma posição estática da entidade. Nesse sentido, é importante conhecermos o art. 178 da Lei n.º 6.404/76:

    "Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia."

    Por isso é tão importante que as contas do BP sejam classificadas de forma ordenada e uniforme, para permitir aos usuários uma adequada análise e interpretação da situação patrimonial e financeira. Para atender a esse objetivo, a Lei n.º 6.404/76 determina:

    "Art. 178. § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

    I — ativo circulante; e (Incluído pela Lei n.º 11.941, de 2009.)
    II — ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível (Incluído pela Lei n.º 11.941, de 2009).

    § 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

    I – passivo circulante; (Incluído pela Lei n.º 11.941, de 2009.)
    II – passivo não circulante; e (Incluído pela Lei n.º 11.941, de 2009.)
    III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. (Incluído pela Lei n.º 11.941, de 2009.)"

    Dica! Essa é a segregação usual entre ativo circulante e não circulante, bem como passivo circulante e não circulante, utilizando grupos de contas separadas no BP. Mas também podemos apresentar o BP de outras formas se a alternativa proporcionar informação mais confiável e relevante, conforme CPC 26.

    Feita toda a revisão do assunto, agora podemos identificar a correção da assertiva:

    No balanço patrimonial, os elementos do patrimônio são agrupados de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação patrimonial e econômica das entidades.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Econômico é DRE. Financeiro que envolve BP. Por ora, o gabarito não agrada.