SóProvas


ID
3529216
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à evolução da administração,  julgue o item.

De acordo com a abordagem científica da administração, um dos males das indústrias na época era o desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.

Alternativas
Comentários
  • fONTE: Administração Geral para concursos

    Taylor concentra seu argumento na eficiência do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço. Para isso era preciso selecionar corretamente o operário, e treiná-lo na função específica que iria desenvolver. Também propunha melhores salários (o que foi aceito por Ford, entre outros) para os operários, com a concomitante diminuição dos custos unitários de produção, o que idealmente levaria prosperidade a patrões e empregados.

  • GAB: CERTO

    O objetivo da Administração Científica era a melhoria da eficiência e da produtividade Após os estudos dos tempos e movimentos, todos os empregados eram ensinados a trabalhar da mesma forma padronização e passavam a receber por produtividade;

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (LEIA PARA QUE VOCÊ ENTENDA COMO ACONTECEU)

    O estudo da Administração como uma ciência começou com as grandes mudanças trazidas pela Revolução Industrial e a crescente urbanização da sociedade moderna.

    A introdução da máquina à vapor e, posteriormente, do motor à combustão levou ao processo produtivo conhecido como "PRODUÇÃO EM MASSA" com esse novo método a produtividade cresceu muito;

    Mas existia um problema: os trabalhadores eram pouco capacitados. Em sua grande maioria, eram camponeses que tinham largado a vida no interior para buscar trabalho nas cidades. Muitos eram analfabetos. O trabalho era desgastante, braçal, e os desperdícios eram grandes, com pouca eficiência.

    Frederick Taylor, começou a analisar esta situação e introduzir maior racionalidade;

    Ele percebeu que existia uma grande falta de uniformidade nas formas de trabalho e nos métodos adotados. Cada setor utilizava uma maneira de fazer o trabalho e os supervisores não estudavam melhores meios para realizar as tarefas;

    A solução, de acordo com Taylor, seria estudar todos os movimentos executados pelos empregados, como os tempos que levavam cada tarefa, de modo a determinar a "MELHOR MANEIRA" de executara cada atividade. Isto ficou conhecido como o estudo de tempos e movimentos.

  • Esse foi exatamente o diagnóstico realizado por Frederick Taylor, um dos mais influentes autores da Administração Científica.

    Os trabalhadores das indústrias, em sua maioria vindos da área rural, realizam suas atividades de maneira artesanal e ineficiente. Segundo Taylor, era preciso criar padrões e rotinas de trabalho e isso deveria ser realizado pela Administração e não pelos operários, os quais não detinham conhecimento técnico.

    Esse esforço de criar rotinas padronizadas de trabalho (the best way) e atribuir um tempo padrão para execução de cada atividade ficou conhecido como estudos de tempo e movimento e integrou a teoria da Administração Científica.

    O enunciado descreve aspectos relacionados a esse contexto, por isso está correto.

  • Belíssima explicação Alexandre !

  • TEORIA CIENTÍFICA

    Ênfase: Tarefas

    Abordagem: Organização Formal

    Característica: Engenharia Humana de Produção

    Concepção: Homem Econômico

    Comportamento: Ser Isolado - Reage como indivíduo

    Sistema: Materiais e Salarias

  • TEORIA CIENTÍFICA

    Ênfase: Tarefas

    Abordagem: Organização Formal

    Característica: Engenharia Humana de Produção

    Concepção: Homem Econômico

    Comportamento: Ser Isolado - Reage como indivíduo

    Sistema: Materiais e Salarias

  • Administração Cientifica -

    Taylor

    Quem produz mais ganha mais ;

    qualificação mínima - salario menor

    (Tempos e movimentos)

  • Gabarito: Certo

    "Para Taylor, as indústrias de sua época padeciam de três males:

    1 - Vadiagem sistêmica dos operários, que reduziam a produção a cerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas dos salários pela gerência [...];

    2 - Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização; e

    3 - Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho".

    Fonte: Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2003; pág. 55.