SóProvas


ID
3529273
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A  respeito  da  função  de  organização,  julgue  o item.

A departamentalização geográfica deixa em segundo plano a coordenação dos aspectos de planejamento, execução ou controle da organização como um todo.

Alternativas
Comentários
  • Fonte RENNÓ, Rodrigo.pg.100

    Este tipo de departamentalização é indicado para organizações de larga escala, que geralmente é utilizada por organizações que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos, como por exemplo, as empresas transnacionais que emprega este tipo de estrutura para as suas operações fora do país onde estão.

    Nesse casos, os administradores podem ficar especializados nas demandas e especificidades de cada região.

  • Por ter um enfoque maior em relação ao território, acaba deixando em segundo plano a coordenação, tanto em aspectos de planejamento e execução, quanto de controle como um todo.

  • Este tipo de departamentalização é indicado para organizações de larga escala, que geralmente é utilizada por organizações que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos, como por exemplo, as empresas transnacionais que emprega este tipo de estrutura para as suas operações fora do país onde estão.

    Nesse casos, os administradores podem ficar especializados nas demandas e especificidades de cada região.

  • Gabarito (Certo)

    A questão está a tratar de uma das desvantagens da departamentalização geográfica, exposto por Chiavenato.

    Segue o trecho:

    Dentre as desvantagens da departamentalização geográfica estão:

    1. O enfoque territorial da organização deixa em segundo plano a coordenação tanto dos aspectos de planejamento, execução ou controle da organização como um todo, em face do grau de liberdade e autonomia colocado nas regiões ou filiais.

    Fonte: Introdução à TGA - Idalberto Chiavenato - 7º Ed. Pág. 216

  • A questão abordou um dos tipos de departamentalização: geográfica ou territorial.

    Esse tipo de agrupamento territorial é geralmente utilizado por empresas de grande porte que necessitam que algumas atividades sejam realizadas em local distinto da matriz. As atividade podem se ajustar as condições e peculiaridades do local. Ela ocorre principalmente na área de marketing e produção. (Chiavenato, 2014)

    Uma das desvantagens desse tipo de departamentalização é a perda da visão do todo da organização. O trecho cobrado na assertiva em relação a essa desvantagem foi retirado da obra de Idalberto Chiavenato (2014): "deixa em segundo plano a coordenação dos aspectos de planejamento, execução ou controle de toda a organização, em face do grau de liberdade e autonomia colocado nas regiões ou filiais."

    Fonte: CHIAVENATO, I. “Introdução à Teoria Geral da Administração”. 9 edição. Manole. 2014 (pág. 217)

    GABARITO: CERTO.

  • O foco local de cada departamento faz com que fique em segundo plano a padronização da organização como UM TODO.

  • GAB CERTO

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO GEOGRÁFICA OU TERRITORIAL: A departamentalização geográfica é interessante quando a empresa está distribuída em um território muito grande. Nesse caso, é importante a empresa descentralizar recursos específicos para cada região. Outro aspecto que pode apontar a necessidade de um tipo desses de departamentalização é quando existe uma diferença e especificidade grande de acesso a mercados consumidores e a pessoas qualificadas, bem como a matérias-primas. Nesses casos, os administradores podem ficar especializados nas demandas e especificidades de cada região. Como exemplo, uma empresa poderia ter gerências nas regiões Sul, Sudeste, norte ou Nordeste. Assim, quando a empresa estiver cobrindo áreas muito grandes e diferentes, a departamentalização pode ser indicada. Cada setor poderá, através da melhor compreensão de cada região, atingir mais facilmente os objetivos da organização.

    VANTAGENS:

    1. Maior adaptação às condições e necessidades da região em que está situada;
    2. Maior autonomia para o administrador de cada departamento tomar decisões de acordo com as diferenças territoriais;
    3. Melhor avaliação e percepção dos produtos e serviços em cada região.

    DESVANTAGENS:

    1. Duplicidade de esforços e recursos;
    2. Organização mais complexa, uma vez que cada departamento precisa se organizar de forma diferente para servir diferentes territórios;
    3. Menor coordenação interdepartamental e possibilidade de desequilíbrios de poder entre os departamentos.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS