GABARITO: CERTO
A OTAN, também chamada como Aliança Atlântica, foi criada em meio à Guerra Fria, no dia 4 de abril de 1949 através da assinatura do Tratado do Atlântico Norte em Washington, o qual age de acordo com o espírito da Carta das Nações Unidas do Artigo 51, que descreve em que momento o uso da força poderá ser utilizado de forma legítima. A Organização estabelecia um compromisso de cooperação mútua entre os países membros, onde os mesmos garantiam assistência aos que sofressem ataques ou ameaças de guerra.
FONTE: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-76/a-atuacao-da-otan-diante-da-crise-regional-do-afeganistao-apos-o-atentado-ao-world-trade-center-em-2001/
Com o final da Segunda Grande Guerra e as conferências de reordenamento do final dela estruturou-se uma nova ordem internacional, com uma estrutura bipolar. Na arena internacional enfrentavam-se duas superpotências e suas respectivas áreas de influência, em um equilíbrio que muitos definiram como “pelo terror" ou, à sombra da guerra nuclear. Havia o medo constante, real e aquele construído, da ameaça “do outro". Era a Guerra Fria.
Embora tenham existido momentos difíceis e arrasadores de guerra convencional, a possibilidade de guerra nuclear era na verdade bastante remota, na medida em que EUA e URSS, as superpotências, tinham capacidade de destruírem-se um ao outro e ao planeta, ao mesmo tempo. E ambos sabiam disso.
Na verdade os blocos de aliança, militares ou não, eram, mais do que tudo, forma de manutenção da coesão dos blocos em torno de EUA e URSS. No entanto, o propósito oficial era de articulação de mecanismos de defesa contra possíveis ataques “do outro bloco". Assim, foi criada a OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte – em torno dos EUA e o Pacto de Varsóvia ( na década de 1950) em torno da URSS.
A afirmativa é uma proposição correta, estruturada a partir da visão mais comum sobre a Guerra Fria.
Vale a consulta de estudiosos de Relações Internacionais que apresentam uma visão mais ampla do tema. Um exemplo é : As Relações Internacionais após 1945 , de Maurice Vaisse, ou o trabalho de Demétrio Magnoli : Relações Internacionais: teoria e história. É bastante elucidativa a obra Diplomacia, de Henry Kissinger.
Gabarito do Professor: CERTO.