SóProvas


ID
3530086
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às funções administrativas, julgue o item.


São características da organização linear as linhas formais de comunicação e a descentralização das decisões.



Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    A estrutura linear é marcada pela centralização das decisões e pela dificuldade no fluxo de comunicação.

    5.12.1.Estrutura linear

    Esse tipo de estrutura é baseado nas organizações militares antigas e apresenta como característica principal a unidade de comando. Ou seja, nessa estrutura a autoridade estaria localizada em torno de um chefe.

    De acordo com Rocha (1987):

    [...] a total autoridade do chefe supre a falta de organização, as punições severas procuram evitar traições, usurpações e dificuldades de funcionamento, de modo a compensar as deficiências estruturais.

    A autoridade é raramente delegada e cada nível hierárquico controla rigidamente o nível abaixo. Outro fator importante é a dificuldade no fluxo de comunicação, pois os órgãos não trocam muita informação.

    Para uma pessoa de um setor se comunicar com outro, deve enviar a informação pelo seu superior. Naturalmente, a organização não se torna muito flexível. Assim, essas estruturas se adaptam melhor a ambientes mais estáveis.

    Fonte: RENNÓ, Rodrigo. Administração geral para concursos.

  • Errada

    Na organização Linear, há centralização de decisões.

    São características da organização linear as linhas formais de comunicação e a descentralização das decisões (ERRADA).

    Organização Linear:

    -Inspirada nas organizações militares.

    -Hierarquizada, amplitude fechada.

    -centralização.

    -Rigidez, falta de inovação.

    -Padronização.

    -Estabilidade, formalismo.

    Erros? Mandem msg. Bons estudos!!

  • A questão versou sobre o tema "estruturas organizacionais: organização linear".

    A organização linear possui as seguintes características, entre outras:

    1- Centralização das decisões;

    2- Autoridade linear;

    3- Formato Piramidal;

    4- Linhas formais e rígidas de comunicação.

    Ou seja, a assertiva está errada em afirmar que as decisões são feitas de modo descentralizado, pois no caso dessa estrutura, as decisões e o controle convergem para a autoridade máxima da organização, ou seja, estão centralizadas no topo da pirâmide, de acordo com Chiavenato 2014.

    FONTE: CHIAVENATO, I. “Introdução à Teoria Geral da Administração”. 9 ed. Manole. 2014

    GABARITO: ERRADO.

  • Estrutura linear - Linha formal e centralizada

    Estrutura funcional - Linha direta e descentralizada

  • Estrutura linear = Princípio da unidade de comando, inspirada nas organizações militares, centralização, autoridade máxima, ótimo controle, rigidez, falta de inovação, padronização, estabilidade, formalismo, para pequenas empresas, fácil implementação. 

  • A característica mais marcante é a centralização. Imagina a pequena padaria do seu Zé, aquela que você compra pãozinho todo dia. A padaria dele tem estrutura linear, tudo passa pelo seu Zé, desde algum problema no fornecimento, alguma reclamação de cliente, contratação e demissão de funcionários e etc...

  • Fugindo do tema da questão, mas a respeito de um assunto importante que é a reforma administrativa, uma breve análise técnica, sem levar para o lado político. Vejam alguns pontos importantes da PEC 32:

    1- Estabilidade somente para as carreiras de Estado, uma lei complementar definirá quais serão as carreiras de Estado.

    2- Carreiras com vínculo indeterminado: segundo a PEC 32 os servidores destas careiras não poderão perder o cargo por motivação político-partidária, mas poderá ser declarada a perda do cargo se este for considerado como desnecessário.

    3- Haverá um vínculo de experiência (treinee) por no lugar do estágio probatório, após o vínculo de experiência de no mínimo 1 ano ( p/ as carreiras de Estado o mínimo será de 2 anos). No final do vínculo de experiência, apenas os candidatos com os melhores desempenho serão empossados no cargo público, os demais serão dispensados.

    4- Está sendo proposta a inclusão do artigo 37-A no texto constitucional. Tal artigo abre margem às terceirizações de diversas atividades. As carreiras de Estado não poderão ser terceirizadas. Consequentemente haverá menos vagas de concursos.

    5- Extinção de órgãos por decerto. Segundo a PEC 32, instituições como IBAMA, FUNAI, ICM-BIO, FUNAI, IBGE, INPE e Agências Reguladoras poderão ser extintas por uma "canetada", conforme possíveis alterações no artigo 84 da CF.

    Leia a PEC-32 (proposta de reforma) e confirmem.

    Mandem mensagens aos parlamentares de seus Estados

    Participem da enquete no site da Câmara: forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2262083/resultado