-
Salvar
-
Eis a diferença: benchmarking é o ato de identificar algumas empresas que são excelentes em algum aspecto e copiar ou adaptar as práticas que as tornaram boas naquilo. Benchmark, por sua vez, é a empresa que é boa naquilo
.fonte: Google
-
Erro da questão: Trocou o nome benchmarking por benchmark.
Benchmarking é o processo de busca das melhores práticas de gestão da entidade numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior.
Benchmark são as empresas consideradas excelentes
-
benchmark é utilizada para estabelecer parâmetros sobre um produto já existente, ou em um produto novo, para destacá-lo com suas vantagens, assim valorizando-o. Então, o benchmarck nada mais é do que uma comparação entre a performance e o desempenho relativo.
benchmarking deriva do inglês, a qual significa comparação. Termo muito utilizado na de empresas, e neste contexto significa a comparação feita entre produtos, serviços, processos, práticas empresariais entre diferentes empresas ou até mesmo dentro da mesma
fonte: psiuproduções
-
Benchmarking vem da palavra de origem inglesa 'benchmark', que significa 'referência', e é uma ferramenta de gestão essencial para o aprimoramento de processos, produtos e serviços.
Mas pensei que o erro da questão fosse a etapa que seria a etapa de análise - analisar o método atual...
O processo de Benchmarking tem, em geral, 5 fases: planejamento, coleta de dados, análise, adaptação e implementação.
-
Na etapa de identificação dos benchmarks do programa de qualidade total, a equipe de melhoria analisa o método atual de trabalho para verificar como ele pode ser melhorado.
____________________________________
Segundo Senge, o Benchmarking tem 15 estágios. O 3º estágio é a identificação dos benchmarks, no entanto, o estágio que envolve analisar o método atual de trabalho e verificar como ele pode ser melhorado é o estágio 8. Comparar a organização com os seus concorrentes.
Fonte: Chiavenato, TGA.
________________
Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .
Vamos espalhar o conhecimento ! = )
-
Se estivesse escrito: Benchmarking. A questão estaria correta?
-
-
NÃO analisa o método atual de trabalho para verificar como ele pode ser melhorado.
-
Benchmark é uma empresa que já é excelente, já o processo de melhorias e avaliações para tornar a empresa excelente é o Benchmarking
Baixa o app Kwai com meu link pelo celular, vc e eu ganhamos um dinheiro (vida de concurseiro está complicada pra nós né galera kkk) https://m.kwai.app/s/mw-BSIqg
-
Ajudaria muito mais se em vez de vídeo o professor passasse a resposta por texto. Direto ao ponto e de quebra podemos copiar e montar nossos cadernos. Essa é minha opinião.
-
Pessoal, muita gente falando ASNEIRAS! O erro NÃO ESTÁ em trocar a palavra "benchmarking" por "benchmarks".
Existe, de acordo com Chiavenato, 6 etapas na Qualidade Total e a 3ª é a etapa "Identificação dos benchmarks", conforme diz a questão.
O erro da questão é que a segunda parte da afirmação: "a equipe de melhoria analisa o método atual de trabalho para verificar como ele pode ser melhorado." NÃO FAZ PARTE da 3ª etapa, mas sim da 4ª etapa, que se chama: "Análise do método atual."
Veja abaixo:
1) Escolha de uma área de melhoria: como redução da percentagem de defeitos; redução no tempo de ciclo de produção; redução no tempo de parada de máquinas ou redução do absenteísmo do pessoal.
2) Definição da equipe de trabalho que tratará da melhoria: A melhoria contínua e a qualidade total põem forte ênfase no trabalho em equipe. São técnicas participativas para mobilizar as pessoas na derrubada de barreiras à qualidade.
3) Identificação dos benchmarks: Benchmark significa um padrão de excelência que deve ser identificado, conhecido, copiado e ultrapassado. O benchmark pode ser interno (de outro departamento, por exemplo) ou externo (uma empresa concorrente ou excelente). O benchmark serve como guia de referência.
4) Análise do método atual: A equipe de melhoria analisa o método atual de trabalho para comparar e verificar como ele pode ser melhorado para alcançar ou ultrapassar o benchmark focalizado. Equipamento, materiais, métodos de trabalho, pessoas, habilidades devem ser considerados nessa análise
5) Estudo piloto da melhoria: A equipe desenvolve um esquema piloto para solucionar o problema e melhorar a qualidade e testa a sua relação de custo e benefício.
6) Implementação das melhorias: A equipe propõe a melhoria e cabe à direção assegurar sua implementação. A melhoria fortalece a competitividade da organização e aumenta a motivação das pessoas envolvidas no processo incremental
Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. p.581-582. 7ed
-
GABARITO: ERRADO
CUIDADO com comentários equivocados!
A questão trata das etapas da qualidade total, tomando como referência a obra de Chiavenato (Introdução à Teoria Geral da Administração). Nela, o autor define 6 etapas a serem seguidas para a implantação da qualidade total na organização.
Nesse sentido, o erro da questão consiste em atribuir à terceira etapa (identificação de benchmarks) o conteúdo da etapa seguinte (análise do método atual), o que não encontra fundamento segundo a obra do autor.
A fim de aprofundar-se nesse tema, sugiro dar uma olhada no completo e excelente comentário do colega Matheus Reis Gonçalves.
E, para não restar mais dúvidas quanto à nomenclatura (benchmarks/benchmarking), segue questão CESPE sobre esse tema em específico:
"(Q1803664) Ao aplicar técnicas de qualidade total, pode-se inserir uma etapa de prospecção de benchmarks para identificar boas práticas de sucesso a serem incorporadas à organização" CERTO