SóProvas


ID
3530527
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do serviço de referência e dos estudos de usuários, julgue o item .


Ao medir a legibilidade de um texto e analisar questões de um determinado grupo de usuários, a técnica de análise de conteúdo, no âmbito dos estudos de usuários, dá ênfase ao processo qualitativo da coleta de dados.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Baptista e Cunha (2007, p. 181):

    A análise de conteúdo é usada, desde os primórdios so século XX, para determinar a ênfase relativa ou a frequência de vários fenômenos da comunicação. Ela busca uma situação já definida a priori, utiliza um texto para demonstrar esta existência do embasamento teórico da situação analisada. Na coleta de dados, a sua fase inicial é quantitativa, com ênfase na tabulação das frequências dos termos contidos no texto. Em seguida, ela torna-se menos rígida, sendo possível a interpretação qualitativa dos dados.

    Essa técnica é apropriada para medir a legibilidade de um texto ou comunicação e, analisar questões relacionadas com as atitudes, interesses e valores culturais de um grupo.

    Gab. Errado

    BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v12n2/v12n2a11

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos específicos sobre o processo de referência em uma unidade de informação.

    A análise de conteúdo em estudos de usuários é uma técnica usada para medir o quanto de um documento é legível por determinado grupo de usuários. Seus resultados podem subsidiar as atividades de um serviço de referência ao informar dados sobre seus usuários.

    Em um primeiro momento, a coleta destes dados é analisada quantitativamente e não qualitativamente como informado na assertiva. Só após uma triagem considerável dos dados que a interpretação qualitativa é colocada em prática. Logo, a assertiva proposta está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO.