SóProvas


ID
3530542
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto ao marketing em bibliotecas, julgue o item.


A efetividade do valor e do uso da informação fundamenta‐se nos princípios da obsolescência, que pode variar de acordo com o tipo de informação e a área do conhecimento a que se refere.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Amaral (2011, p. 88-89):

    A efetividade da segunda lei (valor/uso) está na compreensão de que, na oferta da informação, o provedor precisa se preocupar com o uso da informação oferecida, que por sua vez só será utilizada se atender à demanda. Isto significa que para os potenciais usuários do serviço de informação oferecido o utilizem, é preciso que saibam que a informação está disponível, onde podem encontrá-la, como podem ter acesso a ela e como poderão usá-la. Esta lei reflete a responsabilidade social de quem oferece informação e, portanto, deve exercer o papel de agente social responsável pela educação relativa às competências em informação.

    A terceira lei (perecibilidade) fundamenta-se nos princípios da obsolescência da informação, que pode variar de acordo com o tipo de informação e área do conhecimento a que se refere. A informação mercadológica, por exemplo, pode ser válida por curto tempo, pois as mudanças são constantes e muitas delas imprevisíveis, tornando a informação perecível.

    Gab. Errado

    AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40 n. 1, p. 85-98, jan./abr., 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-1965&lng=en&nrm=iso

  • Esta questão aborda a temática do marketing da informação.

    A assertiva propõe a relação entre o valor e uso da informação com os princípios de obsolescência da informação, porém, este principio está relacionado a ideia de perecibilidade da informação. Nesta relação, a informação tem valor por tempo determinado de acordo com o contexto em que está inserida.

    O valor e uso da informação está relacionado à responsabilidade social do provedor de informação em determinado contexto. Neste caso, o provedor tem como foco o uso que determinado público dará a informação fornecida, considerando os potenciais de uso que determinado serviço de informação pode oferecer.

    Logo, a associação proposta pela assertiva está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Complementando:

    Moody e Walsh (1999) também admitiram que a informação não obedece às leis econômicas como os outros tipos de bens, porque suas propriedades são únicas. Por essa razão, definiram as sete leis para melhor entendimento desse ativo intangível de modo a tornar possível a mensuração do seu valor. São elas:

    a) a informação é infinitamente compartilhável;

    b) o valor da informação aumenta com o uso;

    c) a informação é perecível;

    d) o valor da informação aumenta com a acurácia;

    e) o valor da informação aumenta quando combinada com outra informação;

    f) mais informação não é necessariamente melhor;

    g) a informação não se esgota com o consumo.

    Ao analisar as leis da informação apresentadas, percebe-se que existe inter-relacionamento entre elas. A primeira (compartilhamento infinito) e a última (consumo) são determinantes para o entendimento de que, se a informação pode ser compartilhada sem se esgotar, o acesso a ela deve ser permitido, sem prejuízo para a organização que a detém. Neste caso específico, é preciso resguardar o acesso às informações internas da organização consideradas estratégicas ou concorrenciais. Além disso, o uso da Internet para acessar informação vem confirmar essas leis. (AMARAL, 2011, p. 88)

    AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40 n. 1, p. 85-98, jan./abr., 2011. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1327/1506. Acesso em: 15 fev. 2021.