Conforme Tomáel (2005, p. 15):
A partir das cinco categorizações definidas neste trabalho - redes de compatibilização da informação (RCI); redes de processamento da informação (RPI); redes de serviços de informação (RSI); redes de informação especializada (RIE); redes de informação digital (RID) - classificamos as redes identificadas por este estudo, pela sua principal motivação.
1) Redes de Compatibilização da Informação (RCI): Incluem serviços e unidades de informação que reúnem seus catálogos formando catálogos coletivos. O produto resultante do trabalho cooperativo é multidisciplinar e consolida a principal função da rede. Usualmente são utilizados para a localização de documentos. Exemplo: CCN –Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas.
2) Redes de Processamento da Informação (RPI): Redes que organizam a informação, envolvendo processos de descrição e indexação da informação – como a catalogação cooperativa –, normalmente disponibilizando catálogos coletivos ou bases de dados bibliográficas multidisciplinares. Visam facilitar e agilizar os processos de descrição bibliográfica de forma cooperativa, tornando esses processos e o intercâmbio de registros possíveis, através da adoção de normas e padrões que os possibilitam de fato. Exemplo: Rede Bibliodata - Rede Cooperativa de Bibliotecas Brasileiras.
Gab. Errado
TOMAEL, Maria Inês. Redes de informação: o ponto de contato dos serviços e unidades de informação no Brasil. Informação & Informação, [S.l.], v. 10, n. 1-2, p. 5-30, dez. 2005. ISSN 1981-8920. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1611
A questão aborda as categorias das redes de informação.
Redes de Compatibilização da Informação (RCI) são um dos cinco tipos de redes de informação que reúnem pessoas e organizações no intercâmbio de dados, informação e conhecimento.
As RCIs são compostas por catálogos coletivos formados pela reunião de catálogos de serviços e unidades de informação que aderem à rede. Sua principal utilização é estabelecer a localização de documentos dentro da rede.
A definição apresentada na assertiva refere-se as Redes de Processamento da Informação (RPI) que tem como objetivo facilitar e promover a catalogação cooperativa, garantindo maior celeridade e uniformidade aos processos de indexação, classificação e catalogação dos membros da rede.
Gabarito do Professor: ERRADO.