SóProvas


ID
3531202
Banca
IBADE
Órgão
IDAF-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A participação no protesto desta quarta, estimada em “cerca de 600 mil pessoas” pela polícia barcelonesa, é a menor desde que a Diada tomou um caráter separatista há sete anos. Tanto em 2018 como em 2017, a participação ficou em aproximadamente 1 milhão de pessoas, segundo fontes policiais.

(OGlobo, 11/09/2019. Disponível em: < https://glo.bo/38kyBk8>. Adaptado)


A notícia ilustra uma série de protestos que vêm ocorrendo, consecutivamente desde 2012, com intuito de reivindicar a independência:

Alternativas
Comentários
  • (E)

    Protestos contra e a favor da INDEPENDÊNCIA DA CATALUNHAtomaram as ruas de cidades espanholas neste sábado (26). Em Barcelona, cerca de 350 mil pessoas marcharam contra a prisão de líderes separatistas – enquanto em Madri outra manifestação pedia unidade da ESPANHA.

    Fonte--G1

  • Assertiva E

    da Catalunha em relação a Espanha.

  • A notícia ilustra uma série de protestos que vêm ocorrendo, consecutivamente desde 2012, com intuito de reivindicar a independência da Catalunha em relação a Espanha.

  • da Catalunha em relação a Espanha

    Letra E

  • 27/10/2017- Barcelona, Espanha- A decisão do Parlamento da Catalunha, nesta sexta-feira (27), em favor da independência da região, que é parte da Espanha, repercutiu entre autoridades e organizações internacionais. Na votação, parlamentares aprovaram a resolução apresentada pela maioria independentista que prevê “constituir uma República Catalã como um Estado independente, soberano.

     

    LETRA E 

  • A Diada é comemorada na Catalunha em 11 de setembro. É uma enorme festa popular que costuma levar milhares de pessoas às ruas. Comemora-se o Dia Nacional da Catalunha relembrando quando, em 1714, a região caiu sob poder espanhol, depois de 14 meses sitiada, durante a Guerra de sucessão Espanhola. 
    A primeira vez que aconteceu a celebração foi em 1886, para relembrar os que haviam tombado defendendo a região. Inicialmente tinha um caráter conservador e católico. Desde esse tempo até a morte de Francisco Franco (1975) várias vezes a celebração foi proibida. 
    Após 1975 a celebração cada vez mais tomou aspecto de celebração da nacionalidade catalã, com manifestações nas quais participam pessoas de todas as idades e de todos os extratos sociais. Nos últimos sete anos a Diada tem tomado um cunho de brado separatista. E, segundo a fonte apresentada na questão , a participação no ano de 2019 foi bem menor do que nos anos anteriores.
    Aliás, desde 2012 a luta pela independência vem se tornando mais acirrada. A questão pede que seja apontada, entre as alternativas, aquela que indica corretamente a reinvindicação catalã. 
    A) INCORRETA - Barcelona é a cidade que é a capital da Catalunha. Não existe a proposta de independência da cidade mas sim da região catalã como um todo. 
    B) INCORRETA –Barcelona é a cidade que é capital da Catalunha. Não se relaciona diretamente com o País Basco 
    C) INCORRETA -Países Baixos é o nome que se há à Holanda. E este país , embora seja também na Europa, não se encontra atrelado à Catalunha. Aliás, a Catalunha é uma região da Espanha e os Países Baixos configuram um Estado soberano. 
    D) INCORRETA- Tanto a Catalunha quanto o País Basco reivindicam sua separação em relação à Espanha. As ruas regiões, geograficamente distantes, não sofrem a dominação de uma sobre a outra
    E) CORRETA – A proposta da Catalunha é de separação em relação à Espanha. Esta é a afirmativa correta .Os catalães defendem separatismo em relação à Espanha. São entendidos como uma nacionalidade autônoma. 
    Gabarito do professor: Letra E.