A Diada é comemorada na Catalunha em 11 de setembro. É uma enorme festa popular que costuma levar milhares de pessoas às ruas. Comemora-se o Dia Nacional da Catalunha relembrando quando, em 1714, a região caiu sob poder espanhol, depois de 14 meses sitiada, durante a Guerra de sucessão Espanhola.
A primeira vez que aconteceu a celebração foi em 1886, para relembrar os que haviam tombado defendendo a região. Inicialmente tinha um caráter conservador e católico. Desde esse tempo até a morte de Francisco Franco (1975) várias vezes a celebração foi proibida.
Após 1975 a celebração cada vez mais tomou aspecto de celebração da nacionalidade catalã, com manifestações nas quais participam pessoas de todas as idades e de todos os extratos sociais. Nos últimos sete anos a Diada tem tomado um cunho de brado separatista. E, segundo a fonte apresentada na questão , a participação no ano de 2019 foi bem menor do que nos anos anteriores.
Aliás, desde 2012 a luta pela independência vem se tornando mais acirrada. A questão pede que seja apontada, entre as alternativas, aquela que indica corretamente a reinvindicação catalã.
A) INCORRETA - Barcelona é a cidade que é a capital da Catalunha. Não existe a proposta de independência da cidade mas sim da região catalã como um todo.
B) INCORRETA –Barcelona é a cidade que é capital da Catalunha. Não se relaciona diretamente com o País Basco
C) INCORRETA -Países Baixos é o nome que se há à Holanda. E este país , embora seja também na Europa, não se encontra atrelado à Catalunha. Aliás, a Catalunha é uma região da Espanha e os Países Baixos configuram um Estado soberano.
D) INCORRETA- Tanto a Catalunha quanto o País Basco reivindicam sua separação em relação à Espanha. As ruas regiões, geograficamente distantes, não sofrem a dominação de uma sobre a outra
E) CORRETA – A proposta da Catalunha é de separação em relação à Espanha. Esta é a afirmativa correta .Os catalães defendem separatismo em relação à Espanha. São entendidos como uma nacionalidade autônoma.
Gabarito do professor: Letra E.