-
GABARITO: LETRA A
Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
IBGC.
-
- Governança Corporativa busca criar mecanismos eficientes (sistemas de monitoramento e incentivos) para garantir que o comportamento dos executivos (agentes) esteja alinhado com o interesse dos acionistas (principal).
É o conjunto de práticas que tem por finalidade melhorar o desempenho de uma companhia, ao proteger todas as partes envolvidas, como as empresas, investidores, empregados e credores, facilitando o acesso ao capital
-
-
Só para complementar,
Governança corporativa ou governo das sociedades ou das empresas:
- É o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada;
- A governança corporativa visa diminuir os eventuais problemas que podem surgir na relação entre gestores e acionistas e, consequentemente, diminuir o risco de custos da agência;
- A governança é a capacidade das sociedades humanas para se dotarem de sistemas de representação, de instituições e processos e de corpos sociais para elas mesmas se gerirem em um movimento voluntário.
Wikipédia
-
Você errou!Em 16/08/21 às 14:31, você respondeu a opção D.
!
Você errou!Em 05/08/21 às 08:40, você respondeu a opção D.
!
Você errou!Em 20/07/21 às 15:48, você respondeu a opção D.
!
SERÁ QUE É SÓ EU ????
-
Governança Corporativa é utilizada para controlar as organizações/instituições, minimizar riscos, alcançar objetivos institucionais e atender aos interesses de todos os stakeholders. Os dois instrumentos principais da Governança são o conselho de Administração e as auditorias.
Fonte: Administração Geral e Pública para AFRF e AFT, Augustinho Paludo.
Gab. A
-
O conceito é bem parecido com o de gestão participativa, uma vez que se trata de um modelo que incentiva a participação de todos nos processos de administração e muitos foram induzidos a marcar a alternativa D. Entretanto, o enunciado menciona que a finalidade é "atender o interesse de diversos públicos" (sócios, conselhos de adm., diretoria, órgãos de fiscalização e outras). Segundo Paludo, autor muito usado pelas bancas, a interação com diferentes partes interessadas está associada à GOVERNANÇA CORPORATIVA.