SóProvas


ID
3531895
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Segundo o livro “A psicologia das cores” (2015), em uma pesquisa, uma cor teve destaque, sendo escolhida como a predileta, tendo sido citada por 42% das pessoas participantes do estudo. Tal cor remete à simpatia, harmonia e fidelidade, além de ser a cor feminina e das virtudes intelectuais. Sobre qual cor a pesquisa destaca tais atributos?

Alternativas
Comentários
  • Segundo o livro “A psicologia das cores” (2015), em uma pesquisa, uma cor teve destaque, sendo escolhida como a predileta, tendo sido citada por 42% das pessoas participantes do estudo. Tal cor remete à simpatia, harmonia e fidelidade, além de ser a cor feminina e das virtudes intelectuais. Sobre qual cor a pesquisa destaca tais atributos?

    B) Azul. [Gabarito]

    Percepção e significado da cor AZUL

    De todas, a cor azul é a favorita. Para você ter uma ideia, 46% dos homens e 44% das mulheres declaram ser o azul a cor mais apreciada.

    O índice de rejeição, como seria de se esperar, é mínimo: apenas 1% dos homens e 2% das mulheres citaram o azul como a cor de que menos gostam.

    Psicologia da cor azul

    O azul é associado à harmonia e ao equilíbrio, pois do ponto de vista psicológico fica distante do vermelho, que representa a paixão e os sentimentos radicais.

    Não à toa, o azul é uma das cores associadas à paz.

    É também percebido como uma cor fria, porque nossa pele fica azulada quando estamos com frio.

    O gelo e a neve também apresentam uma cintilação que beira ao azul.

    Nos ambientes, o azul causa uma sensação de espaço aberto, pois as montanhas ficam azuladas no horizonte e esta também é a cor do céu.

    Espaços abertos permitem a entrada de frieza, sendo assim o azul é uma cor pouco aconchegante.

    Na tradição antiga, o azul era uma cor que simbolizava o feminino, por passar a sensação de algo passivo, plácido e introvertido. Além disso, a água também está no domínio do feminino.

    Atualmente, o azul é mais associado ao masculino, já que o feminino passou a ser vermelho (veja mais abaixo os detalhes desta mudança) e estas são cores, em vários sentidos, opostas.

    Esta sensação de passividade leva o azul a ser a cor mais usada em embalagens de produtos para dormir, tranquilizantes, roupas de cama, pijamas e camisolas. Por isso, o azul também é a cor do sono e dos sonhos.

    No processo de criação da bandeira da União Européia, continente com grandes contrastes culturais, o azul foi a cor escolhida pois não pertence a nenhum partido ou conotação específicos. Assim, atualmente, o azul também é a cor da Europa.

    Link: http://www.matildefilmes.com.br/psicologia-das-cores-guia-avancado-para-profissionais/

    Link 2: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=295163