SóProvas


ID
3532021
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Diante do aumento da competição de mercado e do desenvolvimento da área de gestão de Recursos Humanos, fez-se necessário criar estratégias para mensurar as diferentes fontes de investimentos com pessoas nas organizações. Nesse sentido, os indicadores do funil de contratação são importantes para a análise de gastos, a previsão de riscos e o planejamento dos processos seletivos nas empresas. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    Funil de contratação é um conceito que a GP incorporou do MKT. Imagine que o processo desde a aplicação na vaga até a contratação são etapas que vão se afunilando, quanto menos candidatos conseguem passar de uma fase para a outra (taxa de conversão) maior é a dificuldade de ter candidatos que se encaixem nos requisitos da vaga, ou seja, ela é uma vaga de alta especialidade.

    Fontes: Gestão de pessoas : o novo papel da gestão do talento humano / Idalberto Chiavenato. – 5. ed. – São Paulo : Atlas, 2020. 

    https://www.xerpa.com.br/blog/funil-de-recrutamento/

  • Etapas do funil:

    1 - Atração

    O trabalho na etapa de atração começa com um levantamento do perfil profissional, alinhando requerente aos recrutadores. A partir disso, a divulgação da vaga é feita em uma estratégia , ou seja, a ideia é que o candidato seja atraído e, então, busque mais informações sobre a empresa.

    Esse trabalho de captação é feito por meio de vários canais, como sites de vagas, redes sociais, grupos da web e o que estiver ao alcance. A ideia é se posicionar com clareza em relação às exigências da vaga e, a partir disso, selecionar os profissionais que se encaixam no que é buscado.

    2 - Conversão

    Após essa etapa de atração, a empresa faz mais um afunilamento para checar se todos os candidatos atraídos realmente estão alinhados com o que é buscado. Em seguida, testes iniciais podem ser aplicados, de origem técnica ou comportamental. A ideia é explorar os requisitos exigidos e detectar quem realmente se encaixa.

    Também é possível realizar dinâmicas de grupo e o que mais for necessário para afunilar ainda mais o processo. A ideia é chegar ao mínimo de profissionais e melhores qualificados possíveis.

    Por fim, após essas etapas, há as entrevistas “olho no olho”, sempre com base em um roteiro construído junto ao gestor responsável pela vaga. São avaliados pontos como:

    Baixa taxas de conversão são mais econômicas para empresa e selecionar os melhores currículos.

    3 - Contratação

    A contratação é o fechamento do ciclo, ou seja, a aprovação de quem passou por todas as outras etapas do funil de contratação de um profissional. Nessa etapa, a equipe de recrutadores vai decidir quem é o mais preparado para assumir o cargo e então indicará o nome desse candidato para terminar o processo junto à empresa.

    No momento da indicação, já há uma certeza de que aquele é o profissional ideal, no entanto, a empresa ainda pode querer fazer mais alguns questionamentos. São pontos mais simples para observar detalhes e tomar uma decisão certeira. Após isso, a contratação é selada.

    Custo médio: gasto total/ vagas preenchidas

    4 - Engajamento

    O engajamento vem depois que o candidato já se tornou funcionário da empresa. Apesar de ser parte ainda do funil de contratação de um profissional, seu foco é em manter esse colaborador envolvido com o que ele se propôs ao se candidatar para a vaga. Nesse estágio, o trabalho da empresa é mantê-lo motivado e aberto a lidar com os desafios do cotidiano da sua ocupação.

    Nesse processo, também pode ser necessário que a equipe de RH faça avaliações periódicas para entender em qual nível está o trabalho desse colaborador. Seu desempenho e engajamento diante do seu papel são observados tri ou semestralmente, com retornos