SóProvas


ID
3533878
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM 5º Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue o item.


Como indutora do conhecimento coletivo, a biblioteconomia abrange estudos que envolvem questões cognitivas, psicológicas e sociais.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Santa Anna (2016, p. 10):

    Para Oliveira (2005), a Ciência da Informação possui como tarefa principal aprofundar-se nas questões de uso da informação na geração de conhecimento para o usuário, o que requer estudos voltados para questões cognitivas, psicológicas e sociais, que ultrapassam as fronteiras delimitadas pelo campo da Biblioteconomia.

    Gab. Errado

    SANTA ANNA, Jorge. Biblioteconomia e ciência da informação e os limites da interdisciplinaridade: fomentando práticas profissionais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 12, n. 2, p. 2-26, jul./dez. 2016. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/download/307/544

  • Esta questão aborda as relações existentes entre a Biblioteconomia e a Ciência da Informação. 

    As características apresentadas, ainda que presentes na Biblioteconomia, se aproximam em maior grau das características da Ciência da Informação.  

    A Ciência da Informação se aprofunda no uso da informação se baseando em estudos como os citados na assertiva, que envolvem questões cognitivas, psicológicas e sociais. Estas temáticas também são parte do que a Biblioteconomia moderna aborda em conjunto com o tratamento da informação e o aspecto cultural e patrimonial das bibliotecas. 

    Estes objetos por sua vez compõe o escopo da Ciência da Informação com mais propriedade do que o da Biblioteconomia. Sendo assim, a assertiva está errada. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Leitura recomendada: SANTA ANNA, Jorge. Biblioteconomia e ciência da informação e os limites da interdisciplinaridade: fomentando práticas profissionais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 12, n. 2, p. 2-26, jul./dez. 2016.