-
Errado.
Acredito que o erro dessa questão está em afirmar que o entrevistador utiliza um roteiro de perguntas específicas. As entrevistas podem ser de 3 tipos: abertas, semi-abertas e fechadas. Nas abertas, o entrevistador tem livre articulação para tocar a entrevista com o usuário, podendo tocá-la de acordo com o seu andamento. Segue o tema determinado mas não utiliza perguntas específicas; nas semi-abertas, o entrevistador segue a entrevista de acordo com um roteiro pré-determinado, faz poucas interferências e deixa o usuário livre para as respostas; já nas entrevistas fechadas, o entrevistador possui um roteiro pré-estabelecido e possui pouca, ou quase nenhuma margem, para mudança do roteiro, ou seja, o usuário responde aquilo que já está estabelecido através de perguntas já rotuladas e pré-estabelecidas.
-
Observação: capta a realidade que se pretende analisar. Pode ser: participante (o pesquisador faz parte do grupo) ou não participante (pode ser contratada, terceirizada, Observação sistemática). Método flexível.
Não tenho certeza, mas acredito que a observação não tem entrevistas, perguntas...
-
Entrevista e observação são dois métodos diferentes.
-
Completando a Suzane Lima...
Técnicas de coleta de dados utilizadas na elaboração do diagnóstico organizacional:
Entrevista: É considerada adequada para a obtenção de informações sobre o que as pessoas sabem, creem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram, bem como sobre suas explicações ou razões a respeito das coisas precedentes (SELLTIZ et al., 1987 apud ALMEIDA, 2011, p. 64).
Observação: Pode ser simples, quando o avaliador observa os fatos que ocorrem na situação estudada [...] [ou] participante quando pressupõe que o avaliador assume o papel de membro do grupo (ALMEIDA, 2011, p. 71).
Inclui também; Questionário e Grupo Focal.
ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2011.
-
As entrevistas podem ser de 3 tipos: abertas, semi-abertas e fechadas.
Nas entrevistas fechadas, o entrevistador possui um roteiro pré-estabelecido e possui pouca, ou quase nenhuma margem, para mudança do roteiro, ou seja, o usuário responde aquilo que já está estabelecido através de perguntas já rotuladas e pré-estabelecidas.
Nas abertas, o entrevistador tem livre articulação para tocar a entrevista com o usuário
Nas semi-abertas, o entrevistador segue a entrevista de acordo com um roteiro pré-determinado.
ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2011.
Tabela I: Métodos para Estudo de Usuário
Perguntas :• Questionário • Entrevista • Técnica de Delfos
Observação: • Observação participante • Observação não participante
Análise documentária: Diários Análise de conteúdo Análise de Citações Documentos de Biblioteca.
2.1. Métodos que utilizam perguntas
0 uso de perguntas para a coleta de dados é o método mais utilizado em estudo de usuários, apesar de serem conhecidas as dificuldades e problemas inerentes à confec ção de perguntas e análise das respostas.
Toda pergunta tem problemas porque nós criamos um direcionamento que, muitas vezes, pode induzir ou "contaminar" a resposta do respondente. 2.1.1.Outros aspectos importantes se relacionam:
a) ao uso de questões abertas e fechadas;
b) à ordem das questões quando a resposta a uma indagação pode ser influenciada por questões feitas anteriormente — o chamado efeito do contexto;
c) a terminologia ou formação da frase utilizada nas perguntas, etc.
METODOLOGIAS PARA ESTUDO DOS USUÁRIOS DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA MURILO BASTOS DA CUNHA. Departamento de Biblioteconomia, Universidade de Brasília, Brasília, D.F.R. Bibliotecon. Brasília 10 (2): 5—1jul./dez.1982 file:///home/rackynelly/Downloads/67779.pdf.
-
A questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre as características dos estudos de usuário.
Diversos são os métodos utilizados nos estudos de usuários. Os dois métodos citados na assertiva, entrevista e observação, podem ser utilizados separadamente ou até mesmo em conjunto, a depender do objetivo do estudo.
No caso de uma entrevista fechada que utiliza um roteiro pré-determinado, o entrevistador possui pouca margem de mudança do rumo da entrevista, aumentando o grau de objetividade e diminuindo o de subjetividade das respostas.
Utilizar o método de observação, seja ele participante ou não participante, proporciona verificar as subjetividades que a entrevista fechada não possibilita identificar.
Aliar um questionário fechado dotado de objetividade a uma observação apenas da realidade objetiva seria redundante e não traria resultados relevantes ao estudo.
Gabarito do Professor: ERRADO .