Leis da bibliometria
Lei de Zipf: também conhecida como a Lei do Mínimo Esforço, consiste em medir a frequência do aparecimento das palavras em vários textos, gerando uma lista ordenada de termos de uma determinada disciplina ou assunto.
· Foco do estudo: palavras
· Principais aplicações: indexação automática de artigos científicos e tecnológicos.
Lei de Bradford: estima o grau de relevância de periódicos em dada área do conhecimento. É muito utilizada para realizar o estudo do uso de coleções, para auxiliar na decisão quanto à aquisição, descartes, encadernação, depósito, utilização de verba e planejamento de sistema. Conhecida como Lei de Dispersão
Busca identificar CORE LISTS, ou sejam núcleos de periódicos mais produtivos de uma determinada área.
· Foco do estudo: periódicos
· Principais aplicações: estimar o grau de relevância de periódicos.
Lei de Lotka ou lei do quadrado inverso: Estima o grau de relevância de autores em cada área do conhecimento. Alguns autores publicam muito e outros publicam pouco.
· Foco do estudo: autores
· Principais aplicações: medição da produtividade dos autores.
Acrescentando...
Conforme Tarapanoff (2004, p. 89-92):
A lei de Bradford, ou lei da dispersão, concentra sua descrição na observação do comportamento repetitivo da literatura em um determinado campo do saber. O .suporte escolhido para a análise foi o periódico, pelas suas características de incidência de assuntos e tendências. Bradford observou a possibilidade de análise da literatura técnica, a partir do enunciado: poucos periódicos produzem muitos artigos e muitos periódicos produzem poucos artigos.
A lei de Lotka analisa a produção científica dos autores, partindo do exame do seguinte enunciado: o número de autores que produzém n trabalhos é proporcional a 1/ 1" dos autores que produzem apenas 1 trabalho.
A primeira lei de Zipf está ligada a alta freqüência de palavras, onde é contado o número de ocorrência de cada palavra em um dado texto.
A segunda lei de Zipf estabelece a ocorrência de palavras de baixa freqüência em um texto, onde as palavras menos freqüentes ocorrem de modo que várias palavras acabam por apresentar a mesma frequência.
Gab. Errado
TARAPANOFF, Kira. panoff, Kira Técnicas para a tomada de decisão nos sistemas de informação. 3.ed. Brasília: Thesaurus, 2004.