Conforme Alvarenga (2003, p. 22):
Nesse sentido, no processo de tratamento ou processamento dos registros de conhecimento para fins de armazenagem nos sistemas de informação, é requerido um novo estágio de representação, desta vez partindo-se não do ser ontológico em si, mas do conhecimento sobre o ser, expresso em documentos. Esta seria uma representação secundária. Nesse sentido, a representação secundária teria por objeto prioritário não o acervo da ontologia, das coisas e seres existentes, mas o acervo de conhecimentos sobre essas coisas e seres, objetos da epistemologia.
Gab. Errado
ALVARENGA, Lídia. Representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação em tempo e espaço digitais. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 18-40, jan. 2003. ISSN 1518-2924. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2003v8n15p18
Conforme Alvarenga (2003, apud Martins, 2008, p. 81):
A natureza dos sistemas de recuperação de informações traz em si a exigência de representações secundárias, o que tem levado profissionais da informação a buscar mecanismos mais eficientes de interpretação dos registros armazenados. Segundo Alvarenga (2003), a representação primária tem como objeto prioritário o acervo da ontologia, sendo seus produtos finais os conceitos sobre os seres e as coisas existentes, que formam o conhecimento. Já a representação secundária, própria dos SRIs, tem como preocupação o acervo de conhecimentos sobre os seres e as coisas, que são objetos da epistemologia.
MARTINS, Ronaldo Pereira. Informação e conhecimento: uma abordagem dos sistemas de recuperação de informações a partir das interações sociais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 13, n. 2, Belo Horizonte, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-9936&lng=pt&nrm=iso
Esta questão aborda as relações entre ontologias e indexação.
As ontologias são formas de representação temática de registros que se baseiam nas relações entre os diversos aspectos do conhecimento.
A ontologia está ligada a representação primária do conhecimento que tem como seu produto a construção e desenvolvimento dos conceitos sobre os seres e as coisas existentes, que formam o conhecimento. É o conhecimento em sua primeira forma.
A representação secundária, por sua vez, tem como objeto o conhecimento no sentido de acervo, coleção, sendo uma representação da representação. Este tipo de representação é próprio dos Sistemas de Recuperação da Informação.
Logo, a ontologia não é aplicada como forma de representação secundária como indicado na assertiva.
Gabarito do Professor: ERRADO.