SóProvas


ID
3534580
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 9ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    Um desabastecimento em comércios e postos de combustíveis às vésperas das eleições presidenciais causou filas de caminhões parados nos acostamentos e um caos nacional. Há exatamente um ano, em maio de 2018, caminhoneiros cruzaram os braços, bloquearam rodovias e demonstraram a força política da categoria.
Internet: <www.bbc.com> (com adaptações).

A respeito do assunto abordado no texto acima e de temas correlatos, julgue o item.

Em abril último, mediante rumores de nova paralisação, o governo anunciou a abertura de uma linha de crédito, em que cada caminhoneiro teria acesso a um financiamento para manutenção dos veículos, para compra de pneus etc.

Alternativas
Comentários
  • Em uma reportagem de 21 maio de 2019, assinada por Felipe Souza, a BBC News do Brasil destaca que, desde abril deste 2019, o governo federal vem em negociações com as lideranças dos caminhoneiros acerca de medidas que possam evitar uma nova greve como a de 2018, que paralisou o país.
    A possibilidade de uma nova greve é real em função de que o ganho dos caminhoneiros não foi exatamente aquele por eles esperado. Empresas contratantes descumprem a tabela dos fretes mínimos e, há ocasiões nas quais os ganhos do caminhoneiro são menores do que eram antes da greve de 2018. É o que demonstra a reportagem acima citada.
    Para evitar a possibilidade de uma greve em 2019, em abril o governo abriu uma linha de 500 milhões de reais para os caminhoneiros. Cada um teria a possibilidade de crédito de 30 mil reais para custeio de combustível, manutenção dos caminhões , alimentação em viagem , compra de pneus e outros custos. 
    Além disso a Petrobrás começará o funcionamento do Cartão do Caminhoneiro Petrobrás que garante a estabilidade do preço do combustível. Assim, por exemplo,  o preço do diesel será igual, na viagem de ida e de volta. Além disso, pelo menor preço.
    Face ao acima exposto podemos inferir que a afirmativa é verdadeira. 
    RESPOSTA: CERTO
  • GAB: CERTO

  • Certo.

    "...Em abril, diante de rumores de paralisação, o governo anunciou uma linha de crédito de R$ 500 milhões para a categoria, na qual cada caminhoneiro teria acesso a um financiamento de até R$ 30 mil para manutenção dos veículos, compra de pneus etc..."

    Fonte: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48235641>