SóProvas


ID
3535168
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 9ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Quanto à administração financeira e à execução orçamentária, julgue o item .


O empenho global é utilizado para despesas cujo valor não se pode precisar exatamente, como é o caso de despesas com energia elétrica.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva INCORRETA!

    Na verdade, Empenho Global é a modalidade de empenho da despesa destinado a atender despesa com finalidade determinada e quantificada, mas cuja liquidação e pagamento deva ocorrer em várias parcelas no decorrer do exercício à medida em que partes ou etapas pré-definidas da obrigação sejam cumpridas. É uma modalidade excepcional prevista no artigo 60, § 3º, da Lei Federal nº. 4.320, de 17 de março de 1964.

    A questão conceitua o empenho por estimativa, que é próprio para os casos de despesas cujo valor não se possa estipular antecipadamente com exatidão

  • Seria o empenho estimado.

    Existe três tipos de empenho, o global(contrato) estimado(energia elétrica e água) e o ordinário(um único pagamento).

  • MCASP - Gabarito Errado

    Os empenhos podem ser classificados em:

    a. Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;

    b. Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e

    c. Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.

  • A questão trata de ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA, conforme Lei nº 4.320/64.

    Observe o art. 58 da Lei nº 4.320/1964:

    “O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição".

    Agora, segue o art. 60, da Lei nº 4.320/1964:

    “É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

    § 1º - Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.

    § 2º - Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.

    § 3º -É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento".

    A Lei nº 4.320/64 não menciona a outra modalidade do empenho: ordinário. Então, conforme entendimentos, empenho ordinário é utilizado quando for destinado a atender a despesa de valor fixo (conhecido) e determinado previamente, cujo pagamento se processe de uma só vez, como por exemplo a compra de um veículo à vista.

    As modalidades do empenho cumprem requisitos formais de importante relevância, inclusive previstos em legislações específicas de cada ente.

    Portanto, o empenho para despesas cujo montante não se possa determinar deve ser realizado mediante empenho POR ESTIMATIVA, como no caso das despesas de energia elétrica. O empenho global é utilizado, por exemplo, nos casos de despesas contratuais ou compromissos decorrentes de aluguéis (sujeitas a parcelamento).


    Gabarito do professor: ERRADO.

  • ERRADO

    São modalidades de empenho:

    Ordinário pagamento ocorre de uma única só vez (me paga AGORA seu ORDINÁRIO)

    Por Estimativa montante não se pode determinar (Ex.: conta de água)

    Global montante definido, mas permitida para despesas contratuais e outras sujeitas a parcelamento.

    Reformulando a questão:

    O empenho Por Estimativa é utilizado para despesas cujo valor não se pode precisar exatamente, como é o caso de despesas com energia elétrica.

  • Por Estimativa.