SóProvas


ID
3535174
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 9ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Quanto à administração financeira e à execução orçamentária, julgue o item .


O recolhimento de todas as receitas far‐se‐á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, independentemente de se tratar de receitas vinculadas ou não vinculadas.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA..

    De acordo com o Manual de Procedimentos da Receita Pública, recolhimento é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando o Princípio da Unidade de Caixa, representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados em cada ente.

    FONTE;AUGUSTINHO PALUDO

  • A questão trata de ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA, conforme Lei nº 4.320/64.

    Os estágios ou etapas da receita orçamentária podem ser resumidos em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

    Observe o art. 56, Lei nº 4.320/64: “O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais". Esse recolhimento é realizado independentemente de se tratar de receitas vinculadas ou não vinculadas.


    Segue, também, o item 3.5.1 – Recolhimento, pág. 55 do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP):

    “É a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa, conforme determina o art. 56 da Lei no 4.320, de 1964".



    Portanto, a banca cobrou a literalidade da norma.



    Gabarito do professor: CERTO.

  • GABARITO: CERTO

    Lembrando que há relação de sinonímia entre unidade de CAIXA e unidade de TESOURARIA:

    Lei 4320/64: Art. 56. O recolhimento de tôdas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

    Decreto 93872/86: Art. 1º A realização da receita e da despesa da União far-se-á por via bancária, em estrita observância ao princípio de unidade de caixa.

  • Lei 4320/64: Art. 56. O recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

  • O recolhimento de todas as receitas far‐se‐á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, independentemente de se tratar de receitas vinculadas ou não vinculadas.

    CERTA!