SóProvas


ID
3535180
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 9ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Quanto à administração financeira e à execução orçamentária, julgue o item .


Consideram‐se como restos a pagar processados as despesas empenhadas, mas não liquidadas, até 31 de dezembro do exercício.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Art. 36, Lei 4.320. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

  • ERRADO

    Restos a Pagar ou resíduos passivos são as despesas empenhadas, mas não pagar dentro do exercício financeiro (até 31 de dezembro).

    Eles podem ser:

    1. Processadas → empenhadas, liquidadas, e não pagas.
    2. Não Processadas → empenhadas, não liquidadas, e não pagas.
  • A questão trata de RESTOS A PAGAR. Esse assunto se encontra no contexto da DESPESA PÚBLICA. Está disciplinada na Lei nº 4.320/64, que dispõe sobre normas gerais de Direito Financeiro, e no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).


    Os Restos a Pagar (RP) estão dispostos no art. 36 da Lei nº 4.320/64, como segue:

    “Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas".


    É importante ter conhecimento de quais são os estágios da execução da despesa, pois a banca costuma “misturar" o entendimento desses estágios. Conforme item 4.4.2, pág. 98, do MCASP, a execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na Lei nº 4.320/1964: empenho, liquidação e pagamento. Nessa ordem.


    Observe o item 4.7, da pág. 121 do MCASP:

    4.7. RESTOS A PAGAR

    São Restos a Pagar todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas ou canceladas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente. Distingue-se dois tipos de restos a pagar: os processados (despesas já liquidadas); e os não processados (despesas a liquidar ou em liquidação)".

    Entende-se que restos a pagar não processados (RPNP) são despesas que foram empenhadas, mas não foram liquidadas e não pagas no exercício.

    Os restos a pagar processados (RPP) são despesas que foram liquidadas, mas não foram pagas no exercício.

    Portanto, os RPP são inscritos decorrentes de despesas liquidadas e NÃO pagas até 31 de dezembro. Quando a inscrição é de despesas empenhadas e não liquidadas, refere-se aos RPNP.


    Gabarito do professor: ERRADO.

  • Consideram‐se como restos a pagar processados as despesas empenhadas, mas não liquidadas, até 31 de dezembro do exercício. ERRADO

    As despesas empenhadas, mas não liquidadas, são inscritas como restos a pagar não processados.

  • As despesas empenhadas, mas não liquidadas, são inscritas como restos a pagar não processados.

  • ERRADO

    Elas (despesas empenhadas) são inscritas como restos a pagar, distinguindo-se as processadas das não processados.