SóProvas


ID
3536119
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto à classificação e controle dos bens móveis, estes são agrupados em dois grandes grupos: material permanente ou material de consumo, sendo o material de consumo aquele que, em razão de seu uso corrente e da definição da Lei nº 4.320/64, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos; material permanente é aquele que, em razão do seu uso corrente, não perde a sua identidade física, e/ou tem uma durabilidade superior a dois anos. Nesse sentido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra A - é necessário organizar o setor de controle patrimonial, possibilitando a execução de atividades que permitam a centralização de compras, atribuindo a todos os setores a competência para proceder as aquisições dos materiais, salvo aqueles de uso esporádico, adquiridos com recursos destinados às despesas de pronto pagamento. (Se as compras são centralizadas, então não cabem aos setores realizarem as compras, apenas um departamento será o responsável pelas compras de forma centralizada).

    Letra B - para que a administração de materiais seja eficiente e eficaz, deve ser organizada de forma que possibilite atingir determinados objetivos como a aquisição pelo maior preço, primando pelo princípio da economicidade e abastecimento de todos os setores nos desempenhos das suas atividades, mediante ordem de venda, primando pela continuidade nos serviços prestados. (Regra é Pelo menor preço).

    Letra C - GABARITO

    Letra D - o controle patrimonial ou administração de materiais ocorre de forma jurídica e contábil, logo, ainda que não haja um controle efetivo, o Patrimônio já existe de fato e de direito, cabendo tão somente ao judiciário a administração e adoção de um Sistema de Administração de Materiais ou de Controle Patrimonial. (Cabe a todos os Poderes a adoção de um Sistema de Administração de Materiais).

    Letra E - o controle patrimonial é uma atividade administrativa que visa à preservação e defesa dos bens patrimoniais de uma organização pública, em caráter periódico, a fim de acompanhar a posição estritamente financeira do ativo imobilizado de cada unidade administrativa. (O Acompanhamento não é do financeiro no Imobilizado, mas sim em seu valor de Depreciação que pode ocorrer por uso, obsolescência ou causas naturais).

  • Gabarito C)

    Achei que a C falava de Adm de Materiais.. rs

    Outra questão que ajuda a entender

    Q421382 A principal finalidade de um setor de controle patrimonial deve estar em fornecer materiais para os serviços em execução nas quantidades estritamente necessárias, sem descuidar da eficiência e eficácia. Para que a administração de materiais seja eficiente e eficaz, deve ser organizada de forma que possibilite atingir certos objetivos. Em relação a esse tema, assinale a alternativa que apresenta a definição de controle patrimonial.

    Gabarito A) Atividade administrativa que visa à preservação e defesa dos bens patrimoniais de uma organização, em caráter permanente, a fim de acompanhar a posição físico-financeira do ativo imobilizado de cada unidade administrativa, voltando-se especialmente à verificação da localização, do estado de conservação, da utilização e dos prazos de garantia e manutenção.

    @danizinhaconcurseira

  • Quanto à classificação e controle dos bens móveis, estes são agrupados em dois grandes grupos: material permanente ou material de consumo, sendo o material de consumo aquele que, em razão de seu uso corrente e da definição da Lei nº 4.320/64, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos; material permanente é aquele que, em razão do seu uso corrente, não perde a sua identidade física, e/ou tem uma durabilidade superior a dois anos. Nesse sentido, é correto afirmar que

    X é necessário organizar o setor de controle patrimonial, possibilitando a execução de atividades que permitam a centralização de compras, atribuindo a todos os setores a competência para proceder as aquisições dos materiais, salvo aqueles de uso esporádico, adquiridos com recursos destinados às despesas de pronto pagamento.

    Não há como permitir a centralização de compras e atribuir a todos os setores a competência para procederem à aquisições dos materiais.

    X para que a administração de materiais seja eficiente e eficaz, deve ser organizada de forma que possibilite atingir determinados objetivos como a aquisição pelo maior preço, primando pelo princípio da economicidade e abastecimento de todos os setores nos desempenhos das suas atividades, mediante ordem de venda, primando pela continuidade nos serviços prestados.

    Não haveria lógica ter a aquisição do maior preço e poder representar o princípio da economicidade.

    a principal finalidade de um setor de controle patrimonial deve estar em fornecer materiais para os serviços em execução nas quantidades estritamente necessárias, sem descuidar da eficiência e eficácia.

    Não se pode sacrificar a eficiência e a eficácia. A diferenciação entre material de consumo e material permanente tem de existir.

    X o controle patrimonial ou administração de materiais ocorre de forma jurídica e contábil, logo, ainda que não haja um controle efetivo, o Patrimônio já existe de fato e de direito, cabendo tão somente ao judiciário a administração e adoção de um Sistema de Administração de Materiais ou de Controle Patrimonial.

    O controle do patrimônio cabe aos 3 poderes e não somente ao judiciário.

    X o controle patrimonial é uma atividade administrativa que visa à preservação e defesa dos bens patrimoniais de uma organização pública, em caráter periódico, a fim de acompanhar a posição estritamente financeira do ativo imobilizado ( Como também acompanhar a posição Física {quantitativa}) de cada unidade administrativa."

    Caberá também acompanhar a posição Física (quantitativa)