SóProvas


ID
3536302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SJDH- PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A1AAA


    Após o processo de redemocratização, com o fim da ditadura militar, em meados da década de 80 do século passado, era de se esperar que a democratização das instituições tivesse como resultado direto a consolidação da cidadania — compreendida de modo amplo, abrangendo as três categorias de direitos: civis, políticos e sociais. Sobressaem, porém, problemas que configuram mais desafios para a cidadania brasileira, como a violência urbana — que ameaça os direitos individuais — e o desemprego — que ameaça os direitos sociais.
    No Brasil, o crime aumentou significantemente a partir de 1980, impacto do processo de modernização pelo qual o país passou. Isso sugere que o boom do consumo colocou em circulação bens de alto valor e, consequentemente, aumentou as oportunidades para o crime, inclusive porque a maior mobilidade de pessoas torna o espaço social mais anônimo, menos supervisionado.
    Nesse contexto, justiça criminal passa a ser cada vez mais dissociada de justiça social e reconstrução da sociedade. O objetivo em relação à criminalidade torna-se bem menos ambicioso: o controle. A prisão ganha mais importância na modernidade tardia, porque satisfaz uma dupla necessidade dessa nova cultura: castigo e controle do risco. Essa postura às vezes proporciona controle, porém não segurança, pois o Estado tem o poder limitado de manter a ordem por meio da polícia, sendo necessário dividir as tarefas de controle com organizações locais e com a comunidade.


Jacqueline Carvalho da Silva. Manutenção da ordem pública e garantia dos direitos individuais: os desafios da polícia em sociedades democráticas. In: Revista Brasileira de Segurança Pública. São Paulo, ano 5, 8.ª ed., fev. – mar./2011, p. 84-5 (com adaptações).

No final do segundo parágrafo do texto 1A1AAA, em relação ao termo “mais anônimo”, o termo “menos supervisionado” introduz uma

Alternativas
Comentários
  • O famoso VOLTE AO TEXTO. Apesar de "mais" e "menos" serem termos opostos e induzirem a letra A, no texto verifica-se que estes termos se referem ao MOTIVO, à explicação do por que o consumo aumentou as oportunidades para o crime: "porque a maior mobilidade de pessoas torna o espaço social MAIS anônimo, MENOS supervisionado"

    GABARITO: letra E

  • Passei batida

  • GABARITO LETRA E

    A vírgula após a expressão 'anônimo' tem caráter explicativo

  • "...torna o espaço social mais anônimo, ou seja, menos supervisionado." - explicação

  • Uma boa dica para não confundir RETIFICAR com RATIFICAR é lembrar da máquina de REtífica que é um aparelho altamente especializado na atividade de retificar, ou seja, de tornar reto ou exato peças e componentes cilíndricos ou planos.

    REtificar = corrigir; tornar reto; alinhar

    RAtificar = validar, confirmar um ato ou compromisso

  • Por que é mais anônimo? Porque é menos supervisionado!

  • PRA QUEM JÁ RESPONDEU TODAS AS QUESTÕES E PRECISA DE UMA FORÇA EXTRA,SEGUE O LINK COM UMA APOSTILA QUE POSSUI 1.819 QUESTÕES COMENTADAS 

  • GABARITO: LETRA E

    "inclusive porque a maior mobilidade de pessoas torna o espaço social mais anônimo,COMO ASSIM MAIS ANÕNIMO ME EXPLICA menos supervisionado HATA...RSRSR".

    espero ter ajudado de forma simples abraço.

    Explicação.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • É interessante a relação entre ser anônimo e não ser supervisionado. Uma avenida de uma grande cidade, onde há muita mobilidade, é anônima, isto é, as pessoas não se identificam para ninguém. Ao contrário, um condomínio, onde há menos mobilidade, não é anônimo, uma vez que lá as pessoas se identificam. E a diferença entre a avenida e o condomínio é que no segundo há a supervisão de quem entra e sai. Portanto, quanto mais supervisão, menos anonimidade.

  • A presença da vírgula marca o aposto explicativo.

  • DOS COLEGAS

    Se vírgula há, explicação terá.

    "3,...torna o espaço social mais anônimo, ou seja, menos supervisionado." - explicação

  • mais anônimo OU SEJA menos supervisionado! GAB: E

  • rEtificar: corrigir Erro

    rAtificar: explicar

  • Assertiva E

    em relação ao termo “mais anônimo”, o termo “menos supervisionado” introduz uma explicação.

  • ELIMINEI QUASE TODAS DEIXANDO A RESPOSTA CERTA E A LETRA B, JUSTAMENTE POR NÃO SABER O QUE SIGNIFICA RETIFICAÇÃO. MAS ACERTEI KKKKKK

  • só eu que olhei para o -porque- no inicio da frase?

  • Letra (e)

    No Brasil, o crime aumentou significantemente a partir de 1980, impacto do processo de modernização pelo qual o país passou. Isso sugere que o boom do consumo colocou em circulação bens de alto valor e, consequentemente, aumentou as oportunidades para o crime, inclusive porque a maior mobilidade de pessoas torna o espaço social mais anônimo, menos supervisionado.

  • porque a maior mobilidade de pessoas torna o espaço social mais anônimo, menos supervisionado.

    esse porque dá a ideia de explicação

    e a virgula ajuda mais ainda

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • para quem tem dificuldade como eu:

    rEtificar - Erro

    tornar reto; alinhar; endiretar

    rAtificar - Afirmar

    validação; confirmação; pantear a verdade