SóProvas


ID
3536308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SJDH- PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1A1AAA


    Após o processo de redemocratização, com o fim da ditadura militar, em meados da década de 80 do século passado, era de se esperar que a democratização das instituições tivesse como resultado direto a consolidação da cidadania — compreendida de modo amplo, abrangendo as três categorias de direitos: civis, políticos e sociais. Sobressaem, porém, problemas que configuram mais desafios para a cidadania brasileira, como a violência urbana — que ameaça os direitos individuais — e o desemprego — que ameaça os direitos sociais.
    No Brasil, o crime aumentou significantemente a partir de 1980, impacto do processo de modernização pelo qual o país passou. Isso sugere que o boom do consumo colocou em circulação bens de alto valor e, consequentemente, aumentou as oportunidades para o crime, inclusive porque a maior mobilidade de pessoas torna o espaço social mais anônimo, menos supervisionado.
    Nesse contexto, justiça criminal passa a ser cada vez mais dissociada de justiça social e reconstrução da sociedade. O objetivo em relação à criminalidade torna-se bem menos ambicioso: o controle. A prisão ganha mais importância na modernidade tardia, porque satisfaz uma dupla necessidade dessa nova cultura: castigo e controle do risco. Essa postura às vezes proporciona controle, porém não segurança, pois o Estado tem o poder limitado de manter a ordem por meio da polícia, sendo necessário dividir as tarefas de controle com organizações locais e com a comunidade.


Jacqueline Carvalho da Silva. Manutenção da ordem pública e garantia dos direitos individuais: os desafios da polícia em sociedades democráticas. In: Revista Brasileira de Segurança Pública. São Paulo, ano 5, 8.ª ed., fev. – mar./2011, p. 84-5 (com adaptações).

A partir das ideias do texto 1A1AAA, considere as asserções apresentadas a seguir.


I Na modernidade tardia no Brasil, a justiça criminal é amplamente entendida como penalização do criminoso mediante a privação da sua liberdade.

II A sociedade tem priorizado o castigo e o controle do risco em detrimento da justiça social e de um projeto de reconstrução da sociedade.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Correto, resposta no último parágrafo, no seguinte trecho:

    "Nesse contexto, justiça criminal passa a ser cada vez mais dissociada de justiça social e reconstrução da sociedade. O objetivo em relação à criminalidade torna-se bem menos ambicioso: o controle. A prisão ganha mais importância na modernidade tardia, porque satisfaz uma dupla necessidade dessa nova cultura: castigo e controle do risco "

  •  GABARITO CERTO

    O 'PORQUE' exerce a função de CONJUNÇÃO CAUSAL, a qual expressa JUSTIFICATIVA, CAUSA, RAZÃO, MOTIVO OU CIRCUNSTÂNCIA. Isso confirma a ideia de que a II é JUSTIFICATIVA DA I

    Nesse contexto, justiça criminal passa a ser cada vez mais dissociada de justiça social e reconstrução da sociedade (Assertiva I). O objetivo em relação à criminalidade torna-se bem menos ambicioso: o controle. A prisão ganha mais importância na modernidade tardia, PORQUE satisfaz uma dupla necessidade dessa nova cultura: castigo e controle do risco (ASSERTIVA II). Essa postura às vezes proporciona controle, porém não segurança, pois o Estado tem o poder limitado de manter a ordem por meio da polícia, sendo necessário dividir as tarefas de controle com organizações locais e com a comunidade.

  • e onde que diz que a justiça criminal é entendida como penalização do criminoso MEDIANTE a privação da sua liberdade?

  • Passei uns 10 min lendo e relendo para fazer essa questão. Achei difícil para um prova que vc tem, em média, 3 min para responder.

  • Eu poderia ler mais 100 vezes que não marcaria a letra E. Que questão chata!
  • Onde está localizado no texto que a sociedade prioriza alguma coisa?? eu achei extrapolação.

  • Questão digna de um belo chute!

  • capciosa essa questão

  • "e de um projeto de reconstrução da sociedade". Na minha concepção esse trecho configura extrapolação.

  • Não consegui chegar no nível de entendimento da banca. Li por uns 12 min e no final errei. É isso.

  • Quanto mais lia, mais me perdia!
  • Descobrir que uma coisa é justificativa de outra nem sempre é fácil. Ajuda, porém, se transformarmos o enunciado abstrato em ações o mais concretas possível.

    Nesse sentido, a asserção I importa que o criminoso é preso; enquanto que a asserção II importa que, entre reeducação e prisão, escolheu-se a segunda opção. Ora, assim fica claro que o que se decidiu em II é justificativa para o que acontece em I. 

  • Gente, vamos pedir um comentário do professor, porque essa foi difícil. Rsrsrs

  • Passei um tempão lendo, mas acertei a letra E, mas acredito que no dia da prova ia perder bastante tempo.

  • O fato da justiça criminal ser amplamente entendida, na modernidade tardia, como penalização do criminoso mediante a privação da sua liberdade, fez com que a sociedade prioriza-se o castigo e o controle do risco em detrimento da justiça social e de um projeto de reconstrução da sociedade.

  • Fica claro que as duas alternativas são verdadeiras, em uma primeira leitura iria marcar letra A, mas voltei ao início do parágrafo 3º "Nesse contexto, justiça criminal passa a ser cada vez mais dissociada de justiça social e reconstrução da sociedade", e nota-se que há correlação entre as duas, portanto Gab correto letra E.

    Esta questão é pra bagunçar mesmo a cabeça do candidato e fazer perder tempo, na dúvida pularia essa e só no preenchimento do gabarito voltaria nela.

  • raciocinio logico

  • Acertei a questão, mas não entendi foi nada. Só eu que odeio essas folias de: a primeira justifica a segunda; a vigésima justifica a terceira ; blablabla???

  •  II - Na modernidade tardia no Brasil, a justiça criminal é amplamente entendida como penalização do criminoso mediante a privação da sua liberdade. Errei a questão e até agora não entendi em que parte do texto fala que a justiça criminal é AMPLAMENTE entendida - extrapolação demais - isso sim!

  • E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • Ao meu ver, a assertiva I extrapola.

  • Questão muito boa, para mexer com intenso pensamento intelectual do candidato. A resposta da questão pode ser obtida com algumas perguntas que você pode fazer como: O quê o texto quis dizer sobre a palavra "Justiça Criminal"?, pois no desenrolar do texto ele deixa algumas dicas como: Prisão, Controle, Castigo, isso remete a uma condenado cumprindo uma pena privativa de liberdade. Outra pergunta importante a se fazer é sobre a "Justiça Social" e a "Reconstrução da Sociedade" no momento que ele fala sobre "satisfazer uma dupla necessidade dessa nova cultura", Acrescenta o conectivo causal ( Porque ) entre duas frases está feito as justificativas.

    Tmj PC-DF

  • Quero ver ter tempo para ficar pensando uns dez minutos ..quem sabe o que é prova sabe que não existe tempo pra isso...

  • PARECE RLM!!

  • Acredito que houve extrapolação na I.

    Você expor um fato (a justiça criminal está distante da social) é BEEEEEM DIFERENTE de dizer que é amplamente entendida...ora, QUEM ENTENDE ASSIM?

    É a mesma coisa que falar:

    No Brasil, a desigualdade social se faz presente - sofrendo, principalmente, os negros e os pobres.

    No Brasil, a desigualdade social é amplamente entendida como o sofrimento dos negros e pobres.

    Vejam, o sentido muda - pois a desigualdade é muito maior do que apenas o sofrimento destes dois grupos.

  • nem se eu fosse doutor em letras eu acertaria essa

  • sei nem errar essa
  • Li, reli e não entendi nada

  • I Na modernidade tardia no Brasil, a justiça criminal é amplamente entendida como penalização do criminoso mediante a privação da sua liberdade.

    II A sociedade tem priorizado o castigo e o controle do risco em detrimento da justiça social e de um projeto de reconstrução da sociedade.

    Como percebi:

    I - "...A prisão ganha mais importância na modernidade tardia.." - a sociedade tem priorizado o castigo e o controle do risco em detrimento da justiça social e de um projeto de reconstrução da sociedade (II).

    GAB. E

  • A Sociedade tem prorizado ? não seria o Estado ?

  • APÓS REDEMOCRATIZAÇÃO (FIM DA DITADURA) (GOVERNO SARNEY):

    - EXPECTATIVA: DEMOCRATIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES CONSOLIDARIAM A CIDADANIA.

    - REALIDADE: DIREITOS INDIVIDUAIS E SOCIAIS AMEAÇADOS, MESMO ASSIM, EXEMPLO A VIOLÊNCIA URBANA.

    MODERNIZAÇÃO - AUMENTO DO CRIME (MAIOR CIRCULAÇÃO DE BENS EM ALTO VALOR)

    MAIOR MOBILIDADE DE PESSOAS - MENOS SUPERVISÃO.

    ATUALMENTE:

    JUSTIÇA CRIMINAL SE DISTANCIANDO DA JUSTIÇA SOCIAL.

    - NECESSIDADES - CASTIGO E CONTROLE.

    - OBJETIVO PASSA A SER O DE CONTROLE, ATRAVÉS DE PRISÕES.

    - RESULTADO: PODE SER QUE PROPORCIONE CONTROLE, MAS DE FATO NÃO PROPORCIONA SEGURANÇA.

    POR QUE NÃO PROPORCIONA SEGURANÇA? POIS É DIFÍCIL MANTER A ORDEM SÓ ATRAVÉS DA POLÍCIA, A COMUNIDADE TEM QUE PARTICIPAR DO CONTROLE ATIVAMENTE.

  • re

  • I. Na modernidade tardia no Brasil, a justiça criminal é amplamente entendida como penalização do criminoso mediante a privação da sua liberdade.

    II. A sociedade tem priorizado o castigo e o controle do risco em detrimento da justiça social e de um projeto de reconstrução da sociedade.

    R: A priorização do castigo e do controle de rico em detrimento da justiça social faz com que a justiça criminal seja entendida como penalização do criminoso mediante privação de sua liberdade.

  • VI EXTRAPOLAÇÃO NA ASSERTIVA II.

    I - CORRETA Na modernidade tardia no Brasil, a justiça criminal é amplamente entendida como penalização do criminoso mediante a privação da sua liberdade.

    II - A sociedade tem priorizado o castigo e o controle do risco em detrimento da justiça social e de um projeto de reconstrução da sociedade. (para mim, quem está fazendo isso, segundo o texto, é o ESTADO e não a sociedade)

  • Questão horrorosa.

    O principal objetivo da é o CONTROLE. E depois diz reforça que é dividido entre controle e castigo. Complicado, num "certo" ou "errado" capaz de marcar "certo" e errar a questão por extrapolação ou algo do tipo.

    Na segunda proposição diz que A SOCIEDADE tem priorizado ......., não consegui enxergar desse jeito.

  • Li, reli, não entendi, Errei.

    Segue o jogo.

  •  "Nesse contexto, justiça criminal passa a ser cada vez mais dissociada de justiça social e reconstrução da sociedade.

    (A sociedade tem priorizado o castigo e o controle do risco em detrimento da justiça social e de um projeto de reconstrução da sociedade.)

    POR ISSO...

    O objetivo em relação à criminalidade torna-se bem menos ambicioso: o controle. A prisão ganha mais importância na modernidade tardia, porque satisfaz uma dupla necessidade dessa nova cultura: castigo e controle do risco.

    Na modernidade tardia no Brasil, a justiça criminal é amplamente entendida como penalização do criminoso mediante a privação da sua liberdade.

  • É o tipo de questão que não vale a pena perder tempo. A resposta será o que o examinador quiser. Não é possível inferir ou mesmo afirmar categoricamente que " a justiça criminal é amplamente entendida como penalização do criminoso", pode-se afirmar que essa modalidade de política criminal ganhou destaque nos últimos anos, mas não que é amplamente entendida dessa maneira. Enfim.

    Abraço e bons estudos.

  • é complicado, só o que tá certo é o que o examinador quer, ele próprio extrapolou, questão errada a do examinador.

  • Ao reler a questão depois de errar, é possível dar uma atenção a expressão em detrimento na assertiva II "II A sociedade tem priorizado o castigo e o controle do risco em detrimento da justiça social e de um projeto de reconstrução da sociedade.

    detrimento = prejuízo, perda. Logo a assertiva II é uma justificativa da I , a partir das ideias do texto.

  • "A prisão ganha mais importância na modernidade tardia, porque satisfaz uma dupla necessidade dessa nova cultura: castigo e controle do risco"

    Acho que a sacada dessa questão é descobrir se esse "porque" é explicativo ou causal.

  • Questão para perder tempo .

  • Li.. Reli é ainda não entendi para responder,errei a questão

  • Não consegui entender que "A Sociedade tem priorizado".... Pra mim seria "A Justiça Criminal"....

  • Gab E

    Eu acertei. Pq voltei no texto . sempre voltem no texto.

    A parte que esclarece melhor os trechos I e II sao:

    A prisão ganha mais importância na modernidade tardia, porque satisfaz uma dupla necessidade dessa nova cultura: castigo e controle do risco.

    Questão difícil de associação acertei no chute confesso. Mas eu consegui achar uma associação dessa parte do texto com os trechos I e II.

  • acerte!!, li atentamente o texto e com muita paciência

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Meu pensamento queria que eu marcasse a letra E, e eu marquei a letra B.

    Resumindo... ERREI

  • Enfia um porque entre as frases.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • essa foi...