SóProvas


ID
3536938
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ibiaçá - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os blocos econômicos possuem diferentes níveis de integração e surgem com o objetivo de fortalecer seus membros no cenário internacional. Nesse sentido, são características do Mercado Comum:

I. Livre circulação de mercadorias e capitais.
II. Utilização de uma tarifa externa comum em relação aos países que não pertencem ao bloco.
III. Livre circulação de pessoas.
IV. Adoção de moeda única.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C

    Mercado Comum: é um bloco econômico que conta com um avançado nível de integração econômica, indo muito além de um acordo comercial, pois envolve a livre circulação de produtos, pessoas, bens, capital e trabalho, tornando as fronteiras entre os seus membros quase que inexistentes em termos comerciais e de mobilidade populacional.

    ➡ A tarifa externa comum (TEC) é uma taxa comercial padronizada para um grupo de países, Os países ou territórios que a adotam costumam ter por objetivo aumentar a sua eficiência econômica e estabelecer laços políticos e culturais mais estreitos entre si.

    bons estudos

  • Gab. C ✅Zona de livre comércio: consiste na eliminação ou diminuição significativa das tarifas alfandegárias dos produtos comercializados entre os países-membros. Assim como o tipo anterior, trata-se de um acordo meramente comercial. Exemplos: NAFTA (Tratado de Livre Comércio das Américas), CAN (Comunidade Andina), entre outros. ✅União Aduaneira: trata-se de uma zona de livre comércio que também adotou uma Tarifa Externa Comum (TEC), que é uma tarifa que visa taxar os produtos advindos de países não membros dos blocos. Dessa forma, além de reduzir o preço dos produtos comercializados entre os países-membros, a União Aduaneira ainda torna os produtos de países externos ao bloco ainda mais caros. Exemplo: Mercosul (Mercado Comum do Sul). A TEC, nesse caso, é adotada apenas entre os seus membros efetivos (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai*). ✅Mercado Comum: é um bloco econômico que conta com um avançado nível de integração econômica, indo muito além de um acordo comercial, pois envolve a livre circulação de produtos, pessoas, bens, capital e trabalho, tornando as fronteiras entre os seus membros quase que inexistentes em termos comerciais e de mobilidade populacional. ✅União Política e Monetária: consiste em um mercado comum que ampliou ainda mais o seu nível de integração, que passa a alcançar também o campo monetário. Adota-se, então, uma moeda comum que substitui as moedas locais ou passa a valer comercialmente em todos os países-membros. Também é criado um Banco Central do bloco, que passa a adotar uma política econômica comum para todos os integrantes. O único exemplo de mercado comum e, ao mesmo tempo, de união política e monetária é a União Europeia.
  • Cabe ressaltar que o MERCOSUL, Mercado Comum do Sul, não é um Mercado Comum!

    É uma Zona de Livre Comércio e uma União Aduaneira em fases de consolidação, e que caminha para o estabelecimento de um Mercado Comum, em laços mais profundos de integração.

    chama!

  • IV. Adoção de moeda única.... qual o erro??? O Euro não faz parte do Mercado Comum na União Europeia ???