SóProvas


ID
3537625
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Desde Frei Vicente de Salvador iniciara-se a construção da imagem de absoluta exploração e pilhagem dos portugueses nas terras coloniais da América. Também inaugurava-se a imagem da incompetência administrativa portuguesa no Brasil, base do não desenvolvimento material e da permanência do atraso cultural brasileiros. Este argumento atravessaria os séculos XVII, XVIII e XIX, encontrando forte ressonância ainda no século XX.
(Eduardo França Paiva. “De português a mestiço: o imaginário brasileiro sobre a colonização e sobre o Brasil”. Em: Lana M. de C. Simam e Thais N. de L. Fonseca (orgs.). Inaugurando a História e construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de História. Adaptado)


Sobre esse debate, segundo o artigo citado, há historiadores no Brasil que, com a contribuição da História Cultural, têm comprovado

Alternativas
Comentários
  • Neste trecho "Também inaugurava-se a imagem da incompetência administrativa portuguesa no Brasil, base do não desenvolvimento material e da permanência do atraso cultural brasileiros." o enunciado dá a entender que que houveram descuidos estruturais na formação das colônias, que é encontrado na letra D. Não compreendi o porquê da letra B ser verdadeira.

  • O trecho transcrito mostra a narrativa mais comum acerca da dominação portuguesa . O português foi, durante muito tempo, apresentado como um mau colonizador e administrador negligente. As falhas de Portugal seriam , então, a base do subdesenvolvimento das áreas de seu antigo Império Colonial.
    Uma das afirmativas mostra uma outra maneira de analisar a dominação portuguesa. 

    A) INCORRETA- A área de dominação portuguesa na América- Brasil – tinha muito contato comercial com áreas de domínio português na costa atlântica do continente africano. Houve momentos em que as rotas comerciais com Luanda foram mais intensas do que com Lisboa. 
    B) CORRETA – Ao contrário do que durante muito tempo foi a crença geral, que apresentava os portugueses como maus administradores e, por isso, a pobreza e a instabilidade e desorganização das regiões que foram suas áreas de domínio, a colonização portuguesa era bem planejada e a forma de administração de uma nova área colonial já havia sido testada em outra. Ademais, é preciso não esquecer que o objetivo de uma dominação é o enriquecimento do dominador e não o desenvolvimento autônomo da região dominada. 
    C) INCORRETA- A descrição da questão econômica da colonização não está incorreta mas, a preocupação com educação era dos missionários, que tinham por objetivo “civilizar" e “salvar almas" para aumentar o número de membros da Igreja Católica. Não havia a preocupação com a Educação. Tanto que publicações eram proibidas.
    D) INCORRETA - Por conta da queda dos lucros com o comércio oriental as terras americanas ou seja, o Brasil, tornaram-se extremamente importantes para a manutenção da economia portuguesa. Daí a preocupação constante de Portugal com as áreas de dominação na América. Os domínios na costa africana eram essencialmente para o fornecimento de especiarias e escravos, um comércio lucrativo e que exigia pouca ocupação de território.
    E) INCORRETA- Não se pode determinar exatamente a existência de corrupção mas de relações de compadrio , a prática do nepotismo e a troca de favores que marcava também a administração da metrópole. 

    Gabarito do Professor: Letra B.