SóProvas


ID
3537628
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A consumação das lutas contra o domínio português é apresentada através de uma das obras mais célebres da arte brasileira, representação ímpar da independência do Brasil: o quadro Independência ou Morte!, também conhecido como O Grito do Ipiranga, de Pedro Américo, de 1888. Ele abre o capítulo sobre a proclamação da independência, referendando a proeminência dada pelo autor à atuação do príncipe D. Pedro no episódio.
(Thais N. de L. e Fonseca. “Ver para compreender: arte, livro didático e a história da nação”. Em: Lana M. de C. Simam e Thais N. de L. Fonseca (orgs.). Inaugurando a História e construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de História. Adaptado)


A obra de Pedro Américo faz parte de

Alternativas
Comentários
  • O trecho transcrito descreve a obra de Pedro Américo, Independência ou Morte, também conhecida como Grito do Ipiranga. O quadro em questão tornou-se o grande símbolo da independência e da figura de D. Pedro I. Já foi reproduzido um sem número de vezes, principalmente em livros didáticos de História para a escola básica, sendo elemento de construção de uma dada versão do processo histórico brasileiro. 
    É pedido que seja assinalada a alternativa que apresenta o contexto no qual está inserido o quadro. 
    A) INCORRETA- A preocupação de Pedro Américo não era de crítica ao colonialismo português e sim satisfazer a proposta de D. Pedro II, que encomendou o quadro.
    B) INCORRETA – A obra do pintor não tem ligação com as faculdades de Direito. 
    C) CORRETA- A obra de Pedro Américo não é realista. Ela é simbólica. Ela faz parte do projeto de construção da Nação Brasileira através da legitimação da monarquia brasileira. Por isso Pedro I é apresentado em destaque, personificando um herói. 
    D) INCORRETA -Os republicanos e abolicionistas, que constroem a república em 1889, buscaram criar heróis que simbolizassem a ideia de liberdade que esperavam ser a república. Liberdade que não existia, segundo eles, durante o período monárquico. Por conseguinte, não usariam a figura de D. Pedro I. O herói construído pela república foi Tiradentes. 
    E) INCORRETA- Pedro Américo não foi um artista que participasse de grupos de oposição à monarquia. E, sua obra não esteve ligada à representação de nativos e africanos escravizados. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Resposta letra C.

    A obra de Pedro Américo foi uma forma de ufanismo e revalorização de Monarquia Brasileira, já em seus últimos anos de existência.

  • O império de D.Pedro II se preocupou sobretudo com a formação de uma elite intelectual que pudesse fornecer a construção da origem do Brasil, não é atoa que nesse período várias instituições educacionais e culturais foram criadas, como o IHGB, Colégio D. Pedro II e outros.

    O quadro de Pedro Américo representa a importância que a monarquia dava a "história do Brasil" (obviamente o interesse por trás era promover o próprio governo), e diga-se de passagem, essa história foi construída aos olhos de Portugal. Somente a partir da república que a história vai passar por uma reconstrução aderindo a um certo romantismo sobre os índios e negros e super valorização da natureza brasileira com a vinda do modernismo.

    Gabarito C