SóProvas


ID
3537658
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A derivação original de instituições feudais específicas muitas vezes parece emaranhada em qualquer caso, dada a ambiguidade das fontes e o paralelismo de desenvolvimentos dentro dos dois sistemas sociais antecedentes.
(Perry Anderson. Passagens da Antiguidade ao feudalismo, p. 127.)


Nesse sentido, o feudalismo

Alternativas
Comentários
  • As duas frases transcritas da obra de Perry Anderson não são muito elucidativas da questão das origens do feudalismo. Mas, é um tema clássico da historiografia. Por conseguinte, o estudo das origens do Feudalismo perpassa qualquer currículo de uma graduação de História. A bibliografia sobre o tema é farta e de fácil acesso. E, a obra de Perry Anderson é uma das mais completas a respeito. 
    Entre as alternativas estão indicados elementos culturais que embasam o sistema feudal: 
    A) INCORRETA- Semitas são do oriente médio, região onde não se estruturou o feudalismo strictu sensu. E suevos são apenas um dos grupos germanos que migraram do norte da Europa. 
    B) INCORRETA – O feudalismo não tem suas bases nas estruturas das culturas da antiguidade oriental. 
    C) INCORRETA- O helenismo cedeu características à civilização romana que, por sua vez, é uma das bases fundamentais do feudalismo. No entanto, a cultura muçulmana não se relaciona com as origens do sistema feudal.
    D) INCORRETA – Os mecanismos de controle social nas cidades -estado gregas , de onde vai se derivar a democracia, não se relacionam com os do feudalismo.
    E) CORRETA- O feudalismo nasce, antes de tudo, do amálgama da cultura romana decadente com elementos da cultura dos grupos germanos que entraram pelas fronteiras do Império Romano do Ocidente, a partir do século II. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • O feudalismo começou a se formar no século V, com a decadência do Império Romano no Ocidente. No século III, por causa da crise econômica provocada pela falta de escravos e das invasões germânicas, os romanos abandonaram as cidades e migraram para o campo com o objetivo de encontrar proteção e trabalho.

    Uma das causas da queda do Império Romano do Ocidente foi a invasão bárbara. Os povos que estavam fora dos limites do grande império atravessaram as suas fronteiras e adentraram no território, alcançando Roma. A capital do império foi saqueada pelos povos germânicos. Essa ação desestruturou o Império Romano e fez com que os moradores das cidades fugissem para o campo em busca de proteção e trabalho.

    Por estar na transição entre o fim do Império Romano e a chegada de povos germânicos, o feudalismo compreendeu uma fusão entre elementos legados das tradições romanas e germânicas.

    Resposta: E

  • o inicio das ivasões barbaras destacaram esse encontro de costumes romanos e bárbaros na idade média .