SóProvas


ID
3537664
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A guerra começou, o terrorismo atacou cada vez mais forte, independentemente da luta armada decidida desde o início de 1955; os atos mais cruéis ocorreram nos dias 20 e 21 de agosto, em Collo e Philippeville, onde foram executados tanto pieds-noirs quanto metropolitanos e muçulmanos, como Abbas Allou, sobrinho de Ferhat Abbas. Tratava-se, para a FLN, de liquidar com todos os interlocutores possíveis da nova autoridade francesa, Jacques Soustelle, e em especial com os beneficiários do plano de terras implantado pelo governo.
(Marc Ferro. História das colonizações – Das conquistas às independências – século XIII a XX.)


O excerto trata

Alternativas
Comentários
  • Gab.A

    Gab. A

    da Argélia.

  • O trecho transcrito trata de uma guerra de libertação de uma região do continente africano em relação à França. Embora tenha havido em alguns locais uma negociação para a construção da independência, não se deve ignorar as ações dos nativos em prol da libertação. Muitas vezes tais ações levaram à violentas guerras, como aconteceu em várias regiões coloniais francesas. A libertação não foi um “ presente" das metrópoles europeias enfraquecidas pelas duas guerras mas uma conquista dos povos dominados. 
    Sobre o tema há vasta bibliografia tanto acadêmica como em manuais e para-didáticos destinados à escola básica Entre as alternativas está indicado o país africano ao qual se refere o trecho 
    A) CORRETA- O trecho se refere à luta pela libertação da Argélia em relação do domínio francês.
    B) INCORRETA- O Marrocos libertou-se da França por negociação na época em que a metrópole estava envolvida na sangrenta guerra contra a Argélia. Não valia, ao menos para os franceses, ampliar o conflito. 
    C) INCORRETA- A guerra de libertação da Tunísia aconteceu entre 1952 e 1955. No inicio do ano de 1955, em que se localiza o texto, o processo tunisiano estava em seu final e não no início 
    D) INCORRETA- A libertação de Burkina Faso aconteceu em 1960
    E) INCORRETA- O Senegal tornou-se um Estado independente sob a presidência de Senghor, com apoio francês, em agosto de 1960.
    Gabarito do Gabarito: Letra A.