SóProvas


ID
3537670
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, afirma que “Os homens nascem e vivem livres e iguais perante as leis”, dizia seu primeiro artigo; mas ela também prevê a existência de distinções sociais, ainda que “somente no terreno da utilidade comum”. A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável. Os homens eram iguais perante a lei e as profissões estavam igualmente abertas ao talento; mas, se a corrida começasse sem handicaps, era igualmente entendido como fato consumado que os corredores não terminariam juntos.
(Eric Hobsbawm. A era das revoluções. Adaptado)


Dessa forma, para Hobsbawm, o documento citado revela-se

Alternativas
Comentários
  • Eric Hobsbawn é considerado um dos maiores historiadores do século XX, sendo que viveu praticamente todos as grandes transformações do século, já que nasceu em 1917 e faleceu em 2012. Sua vasta obra abrange uma gama diversa de temas dentro da História mas, suas obras mais conhecidas são as “Eras". “Era das revoluções", “Era do Capital", “Era dos Impérios" e “Era dos Extremos". Uma de suas últimas publicações é a auto-biografia “Tempos Interessantes''. São também emblemáticos “Nações e Nacionalismo" e “Ecos da Marselhesa". 
    São obras que analisam o processo histórico do período tradicionalmente conhecido como Idade Contemporânea, que tem como símbolo a Revolução Francesa (1789 – 1815). O trecho é da obra “Era das Revoluções" , cuja temática gira em torno das revoluções liberais que levaram à formação de Estados Liberais na Europa e na América, permitindo a ruptura com o chamado Antigo Regime, caracterizado pela sociedade de ordens baseada nos privilégios de nascimento; pela atuação do Estado na regulamentação da economia, pelo colonialismo monopolista e pela autoridade política concentrada nas mãos de reis. 
    No que se refere à concepção de indivíduo, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, do início da Revolução Francesa de 1789, pode ser considerada a síntese das propostas do liberalismo. Uma das alternativas mostra a interpretação de Hobsbawn acerca do documento histórico.
    A) INCORRETA- Ao contrário. O documento está de acordo com as ideias de Locke acerca do que denomina Direitos Naturais do Homem. Ademais não defende a universalização indistinta de direitos políticos e da cidadania.
    B) CORRETA- A Declaração dos Direitos da Revolução Francesa propõe uma sociedade na qual os indivíduos não terão sua posição e privilégios determinados pelo seu nascimento mas, a partir de suas capacidades. Não defende uma democracia igualitária e sim a ideia de construção de diferenças a partir de um início igual para todos – o nascimento. Hobsbawn usa a metáfora de que a vida seria uma corrida na qual nem todos chegariam juntos. 
    C) INCORRETA-O Documento reflete os pensamentos iluministas que privilegiam a sociedade civil em relação ao Estado. 
    D) INCORRETA-A proposta é de, exatamente, apresentar uma ruptura com a sociedade do Antigo Regime. 
    E) INCORRETA- A proposta de Rousseau vai além de um projeto liberal. Ele defendia uma democracia igualitária. 
    Gabarito da professora: Letra B
  • Resposta letra B.

    A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é a definição do que se espera da sociedade liberal. Na qual, a igualdade esperada não era de base material mas sim, jurídica. Mantendo a desigualdade econômica e social, baseada na propriedade privada.