SóProvas


ID
3537988
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Vinhedo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

    Naquele tempo o mundo era ruim. Mas depois se consertara, para bem dizer as coisas ruins não tinham existido. No jirau da cozinha arrumavam-se mantas de carne-seca e pedaços de toicinho. A sede não atormentava as pessoas, e à tarde, aberta a porteira, o gado miúdo corria para o bebedouro. Ossos e seixos transformavam-se às vezes nos entes que povoavam as moitas, o morro, a serra distante e os bancos de macambira.

    Como não sabia falar direito, o menino balbuciava expressões complicadas, repetia as sílabas, imitava os berros dos animais, o barulho do vento, o som dos galhos que rangiam na catinga, roçando-se. Agora tinha tido a ideia de aprender uma palavra, com certeza importante porque figurava na conversa de sinha Terta. Ia decorá-la e transmiti-la ao irmão e à cachorra. Baleia permaneceria indiferente, mas o irmão se admiraria, invejoso.

    - Inferno, inferno.

    Não acreditava que um nome tão bonito servisse para designar coisa ruim. E resolvera discutir com sinha Vitória. Se ela houvesse dito que tinha ido ao inferno, bem. Sinha Vitória impunha-se, autoridade visível e poderosa. Se houvesse feito menção de qualquer autoridade invisível e mais poderosa, muito bem. Mas tentara convencê-lo dando-lhe um cocorote, e isto lhe parecia absurdo. Achava as pancadas naturais quando as pessoas grandes se zangavam, pensava até que a zanga delas era a causa única dos cascudos e puxavantes de orelhas. Esta convicção tornava-o desconfiado, fazia-o observar os pais antes de se dirigir a eles. Animara-se a interrogar sinha Vitória porque ela estava bem-disposta. Explicou isto à cachorrinha com abundância de gritos e gestos.


(RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2009, p. 59-60) 

Quanto à tipologia, é correto afirmar que o texto é narrativo em função de todas as características típicas dessa categoria listadas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ✓ defesa de um ponto de vista construída por argumentos. 

    ➥ INCORRETO. Essa característica é de um texto dissertativo-argumentativo e não de uma narração. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • se é narrativo ñ pode ser argumentativo

  • Gab B.

    O autor do texto não argumenta, apenas expõe,detalha e narra os acontecimentos.

  • LETRA B - defesa de um ponto de vista construída por argumentos.

    Obviamente, não precisava nem ler o texto, pois um texto narrativo não tem defesa de tese. A defesa de tese é encontra em tipologias Argumentativas.

  • - Narração: 

    a) Relaciona-se com objetos no mundo real. 

    b) O objetivo do autor é contar um fato, relatar acontecimentos, reais ou imaginários.

    c) Há predominância de verbos no pretérito perfeito, porém é comum a troca dos tempos verbais na narração. Por exemplo, do pretérito perfeito para o presente do indicativo, quando o que se pretende é aproximar os acontecimentos que ocorreram no passado do momento em que se os narra. É a utilização do Presente do Indicativo no lugar do Pretérito Perfeito (Presente Histórico ).

  • A questão exige conhecimento de tipologia textual em específico da narração. Vejamos o conceito de narração extraído do livro Leitura e Produção Textual.

    A narração se caracteriza por relatar situações, fatos e acontecimentos, reais ou imaginários. Toda história mobiliza personagens, situados em um determinado tempo e lugar. Segundo Bronckart, a sequência narrativa é sustentada por um processo de intriga que consiste em selecionar e organizar os acontecimentos de modo a formar um todo, uma história ou ação completa, com início, meio e fim. Normalmente, os acontecimentos narrados seguem uma ordem cronológica. Portanto, na narração há anterioridade e posterioridade. Os tempos verbais mais empregados são o pretérito perfeito, o pretérito imperfeito e o pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

    O texto em tela é uma narração por apresentar muitas dessas características. Diante dessas informações, podemos resolver as alternativas. Iremos procurar o que não condiz com o gênero narração apresentado pelo texto, ou seja, iremos marcar a opção incorreta.

    a) presença de personagens que agem ao longo do texto.

    Correta. Há a presença de personagens como todo texto narrativo (...o menino, o g.a.d.o ,ao irmão e à c.a.c.h.o.r.r.a, sinha Vitória)

    b) defesa de um ponto de vista construída por argumentos.

    Incorreta. Não há presença de um ponto de vista argumentativo que é uma defesa de ideia. O texto narrativo não é caracterizado por ser argumentativo.

    c) encadeamento de ações que conferem dinamismo ao texto.

    Correta. O texto é composto por verbos de ações no pretérito imperfeito, assim dando mais intenção de continuidade e com isso tornando o texto dinâmico. "como não sabia falar direito, o menino balbuciava expressões complicadas, repetia as sílabas, imitava".

    d) sequência temporal constituída por expressões adverbiais e verbos.

    Correta. Há muitos verbos e adjuntos adverbiais temporais. Vejam alguns: "A sede não atormentava as pessoas, e à tarde" " seixos transformavam-se às vezes" Coloquei em negrito os verbos e também sublinhei os adjuntos adverbiais de tempo .

    Referência bibliográfica:

    KÖCHE, Vanilda Salton/ BOFF. Odete Maria Benetti/ MARINELLO. Adiane Fogali Leitura e produção textual : gêneros textuais do argumentar e expor / – Petrópolis, RJ : Vozes, 2017.

    GABARITO: B

  • Sua principal característica é contar uma história, real ou não, geralmente situada em um tempo e espaço, com personagensfoco narrativoclímaxdesfecho, entre outros elementos. Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.

    Fonte:Portugues.com

  • gabarito B, nem é preciso ler o texto para obter êxito nessa questão!!!

  • O TEXTO NARRATIVO

    Apresenta-se como uma história contada por alguém.

    Contém cinco (5) elementos obrigatórios:

    Narrador (1° e 3° pessoa)

    Espaço

    Tempo

    Personagens

    Enredo

    ATENÇÃO!

    Os textos NARRATIVOS, geralmente, apresentam VERBOS conjugados no PRETÉRITO e podem ter em seu enredo INTRODUÇÃO, CLIMAX e DESFECHO.

    Ex.: Contos, Crônicas, Fábulas, romances ...

  • defesa de um ponto de vista construída por argumentos.

    dissertativo

  • Mais fácil..., só caindo uma dessa na minha prova kkk

  • A letra B se trata de uma dissertação!

  • Para que um texto seja considerado Narrativo é preciso que ele tenha o PENTE:

    Personagem

    Enredo

    Narrador

    Tempo

    Espaço

    Créditos: Professor Fábio Mazziotti

  • Letra B se trata de um texto dissertativo argumentativo.