A teoria bioecológica do psicólogo norteamericano Urie Bronfenbrenner (1917-2005) identifica quatro níveis de influência ambiental no desenvolvimento humano, variando do mais íntimo para o mais amplo: 
	
1. microssistema, que é o ambiente do dia a dia no lar, na escola, no trabalho ou na vizinhança, incluindo relacionamentos face a face com o cônjuge, filhos, pais, amigos, colegas de classe, professores, empregadores ou colegas de trabalho.
	2. mesossistema, que é o entrelaçamento de vários microssistemas. Poderá incluir vínculos entre o lar e a escola (como as reuniões de pais e mestres) ou entre a família e o grupo de colegas (como as relações que se desenvolvem entre famílias de crianças que brincam juntas numa vizinhança).
	3. exossistema, que consiste em vínculos entre um microssistema e sistemas de instituições externas que afetam a pessoa indiretamente.
	
		4, macrossistema, que consiste em padrões culturais abrangentes, como as crenças e ideologias dominantes, e sistemas econômicos e políticos.
	
	
		
Posteriormente, o autor incluiu ainda o cronossistema, que adiciona a dimensão do tempo: a mudança ou constância na pessoa e no ambiente. Isso pode incluir mudanças na estrutura da família, no lugar de residência ou no emprego, e também mudanças culturais abrangentes, como guerras e ciclos econômicos (períodos de recessão ou de relativa prosperidade).
	
	
		
	
	
		Gabarito do Professor: Letra D.