SóProvas


ID
3539194
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Fazendo uma releitura do cenário do direito romano, “curador de família” se refere a um órgão que auxilia o poder judiciário. Dos abaixo relacionados, qual se encaixa nessa descrição? Lembrando que o mesmo é autônomo, possui função fiscalizadora e é um “órgão de lei e fiscal de sua execução”.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    Constituição Federal:

    Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    § 2º Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, provendo-os por concurso público de provas ou de provas e títulos, a política remuneratória e os planos de carreira; a lei disporá sobre sua organização e funcionamento.     (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • Custos Legis (Fiscal da Lei)

    O MP atua também como fiscal da lei, sempre que em determinado processo haja questão de interesse público subjacente. Ainda que o MP não seja parte do processo, ele pode se manifestar.

  • Art. 127.CF/88 O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    § 2º Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, provendo-os por concurso público de provas ou de provas e títulos, a política remuneratória e os planos de carreira; a lei disporá sobre sua organização e funcionamento. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    Gab: A

  • O procurador ou membro do Ministério Público.

    Gab: A

  • Procurador e promotores não são considerados órgãos;

    Juízes são considerados órgãos.

  • obs.: ''mesmo'' não é pronome, logo, não substitui palavras

  • O MP não auxilia o poder judiciário. Ele atua como fiscal da lei...

  • questoes inovando mais que o ministro alexandre de moraes

  • Questão mal formulada.

  • A questão exige conhecimento acerca da organização constitucional do Ministério Público. O enunciado fala sobre um órgão autônomo, o qual possui função fiscalizadora e é um “órgão de lei e fiscal de sua execução". Trata-se do procurador ou membro do Ministério Público. Vejamos:

     

    Conforme art. 127, da CF/88 - O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. [...] § 2º Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, provendo-os por concurso público de provas ou de provas e títulos, a política remuneratória e os planos de carreira; a lei disporá sobre sua organização e funcionamento.         (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998).

     

    Ademais, é cediço que o MP atua também como fiscal da lei (custos legis), sempre que em determinado processo haja questão de interesse público subjacente. Assim, ainda que o MP não seja parte do processo, ele pode se manifestar (FEDERAL, 2021).

     

    Gabarito do professor: letra a.

     

    Referência:

    FEDERAL, Ministério Público. Custos Legis (Fiscal da Lei). 2021. 

  • Simples e Objetivo

    Gabarito Letra A

    PROCURADOR DE JUSTIÇA

      O procurador do Ministério Público é um promotor de Justiça da segunda instância, assessor da instituição. Ele auxilia o procurador-geral nos processos que chegam à segunda instância. Também é responsável por verificar se o trabalho dos promotores de Justiça está sendo feito com excelência em suas comarcas.

    ATENÇÃO! No Ministério Público Estadual, quando se trata do Promotor de Justiça, este atua perante o juiz de direito de cada comarca. Quando o Promotor de Justiça é promovido, ele passa a atuar perante o Tribunal de Justiça e o cargo muda de nome, passando a se chamar Procurador de Justiça.

    CUIDADO! Qual a diferença entre Procurador do Estado e Procurador de Justiça? Procurador do Estado é o advogado do Estado. O Procurador de Justiça é o membro do Ministério Público que atua na 2ª Instância da Justiça como defensor da sociedade nas ações civis públicas e ações penais públicas.

    Fonte: Meus Resumos e Dicas QC (o mais confiável das galáxias rsrs)

    “Quem Não Lê Com Paciência Não Decide Com Precisão” By: Ferreira 2020

    “Tu te tornas eternamente responsálvel pelo saldo da tua conta bancária” By: Ferreira 2020

    FOCO, FORÇA, FÉ e CAFÉ!

    DELTA ATÉ PASSAR!

    Qualquer erro, só acusar!

  • Acho que falou ''órgão'' por conta do princípio da Unidade ( todos os membros representam um só órgão).

    De qualquer forma, ainda que estranha, não teria como não ser a A...creio que todos aqui querem acertar neh, e não ficar batendo boca com banca rsrsrsrs

  • A questão já perde a credibilidade quando utiliza o termo "o mesmo" como pronome pessoal.

    Oremos!

  • O MP ser essencial à função jurisdicional do Estado não se confunde com auxiliar o Poder Judiciário. Questão bizarra.

  • Essa banca é sem noção!!!!

  • A questão é uma bizarrice pura, mas o que se esperar de uma banca que utiliza "O MESMO" como pronome pessoal, considerar o procurador ou membro do Ministério Público como órgão foi o fim.