SóProvas


ID
3539245
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

I – O suplício penal não corresponde a qualquer punição corporal: É uma produção diferenciada de sofrimentos, um ritual organizado para a marcação das vítimas e manifestação do poder que pune: não é absolutamente a exasperação de uma justiça que, esquecendo seus princípios, perdesse todo o controle. Nos "excessos" dos suplícios, se investe toda a economia do poder.
II – Se não é mais ao corpo que se dirige a punição, em suas formas mais duras, sobre o que, então, se exerce? A resposta dos teóricos (…) é simples, quase evidente. Dir-se-ia inscrita na própria indagação. Pois não é mais o corpo, é a alma. À expiação que tripudia sobre o corpo deve suceder um castigo que atue, profundamente, sobre o coração, o intelecto, a vontade, as disposições. O enunciado se refere especificamente ao tema

Alternativas
Comentários
  • Referência: Vigiar e Punir - Nascimento da Prisão (Foucault)

  • Os trechos destacados pela banca na questão são de Michael Foucault que os publicou e, 1975 em seu livro Vigiar e Punir no qual narra a história da legislação penal e os métodos punitivos com  que o poder) há séculos, regulamentou e implementou o sistema de repressão à delinquência: do suplício dos corpos até as modernas instituições correlacionais.
     No livro, Foucault faz um exame dos mecanismos sociais e teóricos  que motivaram as mudanças nos sistemas penais ocidentais, dedicando-se  à analise de como o poder, por meio de diversas entidades estatais (hospitais, prisões e escolas), vigia e pune aqueles que qualifica como criminosos (ou "injustos agressores").
     Foucault, de forma sagaz e irônica, desmitifica no livro a nova principiologia do Direito Penal, lastreada no encarceramento, trazida pela modernidade, esta que, segundo seus defensores, com a preservação do respeito à pessoa e à dignidade, falaria não mais do castigo dos delinquentes, mas de sua recuperação para o fim de reintegrá-los à sociedade.

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Gab.: B

    Vigiar e Punir