De acordo com o DSM-V:
Transtorno Voyeurista (302.82) - Critérios Diagnósticos
A. Por um período de pelo menos seis meses, excitação sexual recorrente e intensa ao observar uma pessoa que ignora estar sendo observada e que está nua, despindo-se ou em meio a atividade sexual, conforme manifestado por fantasias, impulsos ou comportamentos.
B. O indivíduo colocou em prática esses impulsos sexuais com uma pessoa que não consentiu, ou os impulsos ou as fantasias sexuais causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
C. O indivíduo que se excita e/ou coloca em prática os impulsos tem, no mínimo, 18 anos de idade.
Especificar se:
Em ambiente protegido: Esse especificador é aplicável principalmente a indivíduos institucionalizados ou moradores de outros locais onde as oportunidades de envolvimento em comportamento voyeurístico são limitadas.
Em remissão completa: O indivíduo não colocou em prática os impulsos com pessoa que não consentiu, e não houve sofrimento ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas da vida do indivíduo por pelo menos cinco anos enquanto em um ambiente não protegido.
Vejamos as diferenças para os demais transtornos apresentados:
A) A excitação sexual recorrente e intensa resulta de sofrimento físico ou psicológico de outra pessoa, conforme manifestado por fantasias, impulsos ou comportamentos.
B) A excitação sexual recorrente e intensa resulta do uso de objetos inanimados ou de um foco altamente específico em uma ou mais de uma parte não genital do corpo.
D) A excitação sexual recorrente e intensa decorre da exposição dos próprios genitais a uma pessoa que não espera o fato.
E) A excitação sexual recorrente e intensa resulta de tocar ou esfregar-se em pessoa que não consentiu.
Gabarito do Professor: Letra C.