SóProvas


ID
3539503
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Um cadáver foi encontrado dentro de uma lagoa. A análise do local é imprescindível, pois

Alternativas
Comentários
  • Os diatomáceas são um grupo importante de algas microscópicas e estão entre os tipos mais comuns de fitoplâncton.

  • gabarito B

  • alguém saberia o erro da E? Achei a questão bem confusa

  • "podem estar presentes, às margens da lagoa, elementos que auxiliem na apuração dos fatos, como vestígios de atividade recreativa e laços utilizados na esganadura antes do corpo ser lançado à água."

    esganadura: forma de asfixia pela constrição do pescoço com as mãos.

    O enforcamento e o estrangulamento são tipos de asfixia violenta, em que a anóxia, ou seja, a falta de oxigênio se dá pela constrição de um laço.

  • Gabarito Certo Letra B

    Diatomáceas são algas presentes em ambientes aquáticos.

  • Perito ITEP-RN, o erro da Alternativa letra 'e' está no final da assertiva. Na qual prevê o uso de laços para esganadura.
  • O erro na alternativa E, perguntado acima, é que a morte com uso de um laço( como no caso proposto que seria um homicídio), se denomina como estrangulamento e não como esganadura. P.S.: à primeira vista também achei confuso e errei, mas acontece. Bons estudos!

  • Soterramento por água e esganadura por laços, aí a banca ajudou.

  • Alguém sabe explicar a A?

  • Esther Maria, acredito que o erro esteja aqui "apenas a perícia no local dos fatos pode buscar pelo objeto constritor"
  • O enunciado da questão não nos fornece muitos elementos sobre o local e as características do cadáver, apenas que o corpo foi localizado no interior de uma lagoa. Este fato, por si só não significa que a morte ocorreu por afogamento, mas como não há outras informações sobre o caso, a questão acaba exigindo que consideremos tal hipótese.

     

    a) ERRADA. Não há elementos para se considerar que a morte tenha ocorrido por qualquer tipo de asfixia por constrição do pescoço.

     

    b) CORRETA.  Na hipótese de afogamento, o exame pericial constatará a presença de água no interior dos pulmões. Além disso, a água aspirada pela vítima quando se afogava pode conter diatomáceas, bioindicadores que podem auxiliar a determinar o local da morte, se realmente ocorreu no lago onde o corpo foi encontrado ou em outro lugar.

     

    c) ERRADA. A morte por soterramento não ocorre na água, mas sim por asfixia em meio pulverulento.

     

    d) ERRADA. A presença de elementos sólidos capazes de causar a sufocação direta até podem ser encontrados na referida lagoa, mas não se exclui a hipótese de morte violenta dessa forma.

     

    e) ERRADA. Vestígios relacionados ao caso podem estar presentes nas imediações da lagoa para auxiliar na apuração dos fatos, mas não será encontrado laço utilizado na esganadura, uma vez que tal modalidade de asfixia por constrição do pescoço se dá pelas mãos do criminoso, além de não existir nenhuma informação sobre esta possível causa da morte.

    FONTE: PROF. VICTOR DO TEC CONCURSO

  • pericia feita em vestígios extrínsecos... portanto ao meu ver a alternativa "B" está errada
  • Letra B a alternativa correta.

    Mas, preciso destacar que a letra E foi muito bem formulada pela AOCP, pois leva o candidato desavisado a erro, o termo "laços utilizados na esganadura" torna essa questão errada, porque esse tipo de asfixia não utilizar laços.

    Esganadura é asfixia por constrição do pescoço exercida pelas mãos do agressor.

    Bom estudos a todos!