SóProvas


ID
3539515
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

São fenômenos transformativos conservadores:

Alternativas
Comentários
  • A saponificação também é chamada de adipocera e ocorre mais nos casos de covas múltiplas, catástrofes etc.

    Nesse processo, tanto a idade, a camada de gordura do corpo humano e condições climáticas pode influir.

    Pode ocorrer concomitantemente com a mumificação e a putrefação.

    Ela não é um processo inicial. Se dá em torno de um, dois ou três meses após a morte, O solo argiloso, retendo água, além de intoxicações pelo fósforo ou álcool favorecem este processo transformativo.

    @umsonhopolicial

  • CONSERVADORES:

    MUMIFICAÇÃO;

    SAPONIFICAÇÃO ou ADIPOCERA;

    CORIFICAÇÃO;

    DESTRUTIVOS:

    AUTÓLISE;

    PUTREFAÇÃO;

    MACERAÇÃO;

  • FENÔMENOS CONSERVADORES=== - mumificação

    -saponificação

    -calcificação

    -corificação

    -congelação

    -fossilização

    -cabeça reduzida

  • GAB. D)

    DOS MEUS RESUMOS:

    CONSERVADORES

    1)     Mumificação: após 2°/3° mês, tem origem química. A essência é a falta de umidade, porém dependem de fatores individuais;

    2)     Saponificação/adipocera: após 1 a 3 meses da morte. Transforma o tecido do corpo em substância amarelo-acinzentada, mole ou quebradiça. É necessário meio excessivamente úmido, quente e pouco arejado;

    3)     Corificação: aspecto semelhante a couro, pois seus tecidos cutâneos ficam transformados em razão da desidratação. Observado em cadáveres que foram acolhidos em urnas metálicas (com zinco na composição).

  • GABARITO: Letra D

    Autólise ~> É o processo de destruição celular, caracterizado por uma série de fenômenos destrutivo fermentativos anaeróbicos que se verifica na intimidade da célula, motivados pelas próprias enzimas celulares e que levam à destruição do corpo humano logo após a morte. Sem nenhuma interferência bacteriana, como se a célula estivesse programada para agir desta forma em determinado momento e de forma rápida e intensa. É o mais precoce dos fenômenos cadavéricos.

    Maceração ~> é o processo especial de tranformação do cadáver que ocorre por excesso de umidade ou meio líquido. DESTRUTIVO

    Putefração ~> consiste na decomposição fermentativa dos tecidos pela ação de diversos seres microscópicos, em seguida da autólise. O abdômen é onde se inicia este processo, com uma mancha verde característica, fato que só não ocorre nos recém nascidos. DESTRUTIVO

    Saponificação ou adipocera ~> é um processo conservador que se caracteriza pela transformação do cadáver em substância de consistência untuosa, mole e quebradiça, de tonalidade amarelo-escura, dando uma aparência de cera ou sabão.

    Mumificação ~> Não há ação bacteriana, porém, sua desidratação ocorre de forma rápida e intensa. Decorre da falta de umidade, em meio quente, arejado e seco. O peso e volume reduzem, a pele se torna ondulada, endurecida, com aspecto de couro, de tonalidade parda e soa como cartão ao toque. Pode-se ser de forma parcial, em segmentos de menor diâmetro, como mãos e pés. É mais comum em pessoas magras e crianças. Pode ocorrer no gelo, desde que o cadáver esteja exposto aos ventos gelados, o que facilitará a desidratação – difere da congelação; transformativo conservador

    Corificação ~> é um fenômeno transformativo conservador muito raro, descrito por Della Volta em 1985, sendo encontrado em cadáveres que foram acolhidos em urnas metálicas fechadas hermeticamente, principalmente de zinco. Por isso, o corpo é preservado da decomposição, em face da inibição dos fatores transformativos. O cadáver submetido a tal fenômeno apresenta a pele de cor e aspecto do couro curtido recentemente. Mostra-se com o abdome achatado e deprimido, a musculatura e a tela subcutânea preservadas e os órgãos em geral amolecidos e conservados.

  • Fenômenos transformativos destrutivos

    -Autólise é o processo de destruição celular, caracterizado por uma serie de fenômenos fermentativos anaeróbicos .

    -Putrefação cadavérica consiste na decomposição fermentativa da matéria orgânica por ação de diversos germes e alguns fenômenos daí decorrentes. O aparecimento dos primeiros sinais de putrefação se dá no abdome, correspondendo a mancha verde abdominal. A marcha da putrefação segue uma determinada evolução,passando por quatro períodos:

    1)Período cromático ou de coloração;

    2)Período gasoso ou enfisemático;

    3)Período coliquativo ou liquefação;

    4)Período de Esqueletização;

    Período cromático inicia-se, em geral, pela mancha verde abdominal. A tonalidade azul esverdeada vai escurecendo até atingir o verde enegrecido,dando ao cadáver um tom bastante escuro.

    Período gasoso. Do interior do corpo vão surgindo os gases de putrefação.

    Período coliquativo. Esta fase se manifesta pela dissolução pútrida do cadáver.

    Período de esqueletização

    -Maceração é um processo especial de transformação que sofre o cadáver do feto no útero materno, do 6 ao 9 mês de gravidez. Os fetos retirados do útero post mortem sofrem a maceração asséptica.os cadáveres mantidos em meio líquido sob a ação de germes como os afogados,marcham para a maceração séptica.

    Fenômenos transformativos conservadores

    -Mumificação é um processo conservador do cadáver,podendo ser produzido por meio natural,artificial e misto.

    -Saponificação ou adipocera é um processo conservador que se caracteriza pela transformação do cadáver em substancia de consistência untuosa,mole e quebradiça,de tonalidade amarelo escura,dando uma aparência de cera ou sabão.

    -Calcificação é um fenômeno transformativo conservador que se caracteriza pela petrificação ou calcificação do corpo.Acontece mais frequentemente nos fetos mortos e retidos na cavidade uterina,constituindo-se nos chamados litopédios(criança de pedra).

    -Corificação é um fenômeno transformativo conservador muito raro,descrito por Della Volta em 1985,sendo encontrado em cadáveres que foram acolhidos em urnas metálicas fechadas hermeticamente,principalmente de zinco. O cadáver submetido a tal fenômeno apresenta a pele de cor e aspecto de couro curtido recentemente.

    -Congelação – um cadáver submetido a baixíssima temperatura e por tempo prolongado vai-se conservar por muito tempo.

    -Fossilização é um fenômeno transformativo conservador extremamente raro e se caracteriza pelo fato de o corpo apenas manter a sua forma,mas não conserva qualquer componente da sua estrutura orgânica. Este processo exige períodos muito longos para sua ocorrência.

  • Esses resumos de vocês estão ótimos! Parabéns.

  • Não vou mentir que respondi (e acertei) essa lembrando do filme o retorno da múmia.

  • letra D:. Bizu: os fenômenos transformativos são "FoCa Con MuCoSa" Fossilização Calcificação Congelação Mumificação Corificação Saponificação
  • FENÔMENOS CADAVÉRICOS TRANSFORMATIVOS CONSERVADORES:

    MUMIFICAÇÃO: CADÁVER COM PELE E ÓRGÃOS PRESERVADOS

    SAPONIFICAÇÃO (SABÃO): OCORRE DE FORMA ESPONTÂNEA.

    CORIFICAÇÃO: ASPECTO SEMELHANTE AO COURO