-
GAB C
Livores de hipóstase
São manchas que se formam nas partes em declive do cadáver, por consequência da ação da gravidade sobre o fluxo sanguíneo. Habitualmente têm tonalidade violácea. Surgem em torno da segunda hora após a morte, Fixam-se em torno da 10ª hora.
livores fixos: acima de 8 horas; Livores não fixos de 1 a 2 horas
-
Vou deixar minha contribuição e, assim, fixando o conteúdo: entendo que a alternativa "A" refere-se ao fenômeno da "circulação póstuma de Brouardel", que corresponde aos efeitos dos gases que exercem pressão sobre o sangue que foge para a periferia, destacando-se na epiderme.
Tal efeito ocorre na fase de putrefação correspondente ao estágio gasoso ou enfisematoso.
Fonte: Material do Estratégia e Anotações do QC.
-
DOS MEUS RESUMOS:
GAB. C)
MEDIATOS/TARDIOS/CONSECUTIVOS
1) Algor (resfriamento);
2) Livores/manchas de hipóstase: nas regiões de declive, devido ao acúmulo sanguíneo por atração gravitacional. Apresentam-se na forma de placas (geralmente cor azul-púrpura) e permanecem até o surgimento dos fenômenos da putrefação. Em 3 horas são formadas manchas esparsas. De 6/8 horas há a difusão. Entre 6/12 horas as manchas ficam fixas e são visíveis até a putrefação;
OBS: CRONOLOGIA: há divergência, começa para uns em 10 min, e para outros em 30.
OBS: técnica de BONNET: corta-se a pele e o sangue pinga, diferente nas equimoses, em que o sangue fica dentro dos tecidos e não pinga.
3) Rigor: aumento do teor ácido lático nos músculos e consequente coagulação da miosina, que resulta em endurecimento muscular. Atinge inicialmente a musculatura da mandíbula, para em seguida comprometer os músculos do pescoço, tórax, membros superiores, abdome e membros inferiores (e desaparece na mesma ordem). Em regra, inicia com 2 horas, com 5/8 generaliza (corpo todo) e vai até 24h, com o início da putrefação.
OBS: classificação de DELTON CROCE, o corpo resfria 0,5ºC nas primeiras 3 horas (a cada hora), e em seguida 1ºC por hora, até encontrar o equilíbrio térmico com o meio.
TENHÖFFER-ROCHA-VALVERDE: constituem lâminas cristaloides frágeis, que são encontradas a partir do 3º dia no sangre putrefeito, podendo permanecer até 35 dias após a morte.
4) Desaparecimento das artérias no fundo de olho: após 10 a 12 horas não é possível ver o fundo do olho com oftalmoscópio.
AS LESÕES PÓS-MORTE NÃO APRESENTAM
1) Infiltração de sangue;
2) Sangue coagulado;
3) Retração dos tecidos, após algumas horas da morte;
4) Formação de equimose;
5) Reação inflamatória;
6) Crosta na região da escoriação, passa ao aspecto apergaminhado;
7) Mudança de tonalidade da equimose.
-
GABARITO C
O livor mortis/ livores cadavéricos ou manchas de hipóstase:
Representa a mudança de coloração que surge na pele dos cadáveres, decorrente do depósito do sangue estagnado pela ação da gravidade, nas partes mais baixas do corpo, e que indicam sua posição original.
Livores fixos: acima de 8 horas após a morte
Livores não fixos: de 1 a 2 horas após a morte
-
A análise etimológica da palavra ajuda:
Hipo – área baixa -
Tase- parada
É o sangue parado e acumulado nas áreas baixas pela ação da gravidade.
-
Gabarito: c.
A desidratação do cadáver (fenômeno abiótico mediato) acarreta, dentre outras coisas, a mancha negra escleral (linha preta no meio dos olhos) – aparece de 1 a 3 horas...
-
gab c- -Livores de hipóstase – na morte, o sangue,pela gravidade, vai-se depositar nas partes de declive, e daí surgem as manchas de hipóstase ou livores cadavéricos. O surgimento desse fenômeno varia, no entanto,com certas condições,como na desnutrição,nas anemias agudas etc. Em geral, essas manchas surgem em media 2 a 3 horas depois da morte ,fixando-se definitivamente 12h pós mortem.Nesse espaço de tempo com a mudança de decúbito,esses livores podem mudar de posição
-
Livor mortis se refere aos livores de hipóstase ou livores cadavéricos ou manchas de hipóstase. Um cadáver apresenta ou tende a apresentar placas azul púrpura ou violáceas nas suas regiões de decúbito, que são as regiões mais baixas do corpo.
-
a letra B se refere ao sinal de Sommer-Larcher. Me corrijam se estiver errado.
-
Manchas de hipósta (livor mortis) acontece porque quando o coração para de bater, consequentemente o sangue para de circular e passa a se acumular, por força da ação da gravidade, nas áreas mais baixas do corpo.
Registre-se que essas manchas se generalizam por volta de 06 horas e desaparecem com a putrefação, dando início a coloração esverdeada do cadáver.
-
A) O acúmulo de sangue na periferia do cadáver, devido à pressão interna pelos gases da putrefação. (circulação póstuma de Brouardel)
B) Manchas escuras na esclerótica (branco do olho), devido à semiabertura dos olhos no cadáver. (sinal de Sommer-Larcher)
C) A acumulação de manchas nas partes em declive (mais baixas) do cadáver, devido à deposição do sangue. (Certo! Definição de Manchas de Hipóstase)
D) Resíduos de tiro a curta distância, acumulados na pele e de grande valor pericial. (Orla de tatuagem ou outros elementos secundários)
E) Lesões na pele, típicas de local de entrada de corrente elétrica. (marca de Jellineck)
-
GABARITO LETRA "C"
Livores cadavéricos (Manchas de hipóstase): Manchas arroxeadas decorrentes do acúmulo de sangue no interior dos vasos sanguíneos, nas regiões de maior declive do cadáver em razão da gravidade. (Cianose acentuada)
- Permanecem até o surgimento da putrefação, quando elas são invadidas pela tonalidade verde-enegrecida que aparece devido à formação do hidrogênio sulfurado combinado com a hemoglobina.
- A anemia intensa e a cor da pele negra dificultam a visualização dos livores cadavéricos.
- Permitem o conhecimento da posição do cadáver e se foi alterado posteriormente.
FONTE: Meus resumos.
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."