SóProvas


ID
3539593
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O afeto teve papel central na obra de pensadores que lançaram os fundamentos da pedagogia moderna. Um deles, em particular, foi o suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827).


Antecipando concepções do movimento da Escola Nova, que só surgiria na virada do século 19 para o 20, Pestalozzi afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas.

Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, o pensador suíço não concordava totalmente com a prevalência da razão humana. Para ele, só o amor tinha força salvadora, capaz de levar o homem à plena realização moral. Havia uma forte corrente, na época, que acreditava que a função do ensino era preencher os alunos com informação.

A criança, na visão de Pestalozzi, se desenvolve:

Alternativas
Comentários
  • de dentro para fora.

  • Para Pestalozzi, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança, de modo que a função principal do ensino é a de levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. Além disso, não concordava totalmente com a prevalência da razão humana. Em sua visão, só o amor tinha força salvadora, capaz de levar o homem à plena realização moral. Para ele, a criança se desenvolve de dentro para fora como, naturalmente, a semente se transforma em uma árvore; seus impulsos são inatos.

    GABARITO: alternativa “B”

  • Letra B

    Para pestalozzi a educação é uma transmissão geracional do adulto para a criança de maneira inata, então, de dentro para fora.

  • A criança, na visão de Pestalozzi, se desenvolve de dentro para fora - idéia oposta à concepção de que a função do ensino é preenchê-la de informação. Para o pensador suíço, um dos cuidados principais do professor deveria ser respeitar os estágios de desenvolvimento pelos quais a criança passa. Dar atenção à sua evolução, às suas aptidões e necessidades, de acordo com as diferentes idades, era, para Pestalozzi, parte de uma missão maior do educador, a de saber ler e imitar a natureza - em que o método pedagógico deveria se inspirar.