SóProvas


ID
3539614
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Frequentemente fazemos, sem perceber, julgamentos severos com base em motivos nada consistentes ou, pior, preconceituosos. Na escola, é comum alunos serem discriminados por causa de sua aparência e seus hábitos.

O francês Pierre Bourdieu (1930-2002) empreendeu uma investigação sociológica do conhecimento que detectou um jogo de dominação e reprodução de valores nas instituições escolares.

Para Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra. É nela que o legado econômico da família transforma-se em capital cultural. E este, segundo o sociólogo, está diretamente relacionado:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra. É nela que o legado econômico da família se transforma em capital cultural, o qual está diretamente relacionado ao desempenho dos alunos na sala de aula. As demais alternativas não se aproximam do pensamento do autor cobrado na questão.

    GABARITO: alternativa “A”

  • Letra A Pierre Bordieu é um sociólogo da perspectiva crítica de educação que em sua obra "A reprodução", discorre que a escola e todo seu sistema é uma ferramenta de manutenção da ordem estabelecida, ou seja, a escola impõe uma violência simbólica de maneira arbitrária sobre as classes desfavorecidas, de maneira que a cultura dominante é imposta e quem não se adequa é colocado a margem. Para ele existem alguns capitais que reafirmam esta arbitrariedade:

    Capital econômico: renda financeira

    Capital Social: amizades, convívio maneira de se comportar;

    Capital Cultural: educação, diplomas

    Capital Simbólico: honra, prestígio.