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ID
3539638
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O pensamento computacional está formando uma linguagem tão importante quanto a oral ou a escrita para as crianças e jovens de hoje.

A construção dessa linguagem já é uma realidade e sua solidificação é uma consequência inevitável. A necessidade de desenvolver tecnologia e educação digital com crianças e jovens na escola está, inclusive, prevista em uma das competências da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Ela diz que todo jovem precisa compreender, utilizar e criar tecnologia de forma reflexiva, significativa e ética.
Mais do que uma ferramenta facilitadora de absorção de conhecimentos, da forma como funcionou no que se convencionou chamar de inclusão digital, a tecnologia digital hoje abriga um conjunto de conhecimentos e competências que precisam ser desenvolvidos com os alunos.

Para os estudiosos dessa temática, é fundamental que toda criança ou adolescente, compreenda: 

Alternativas
Comentários
  • a lógica da programação e como funcionam os algoritmos

  • A lógica da programação e como funcionam os algoritmos.

  • Competência 5 da BNCC - Cultura digital

    O que os alunos precisam desenvolver (até o fim do Fundamental)

    1. Utilização de ferramentas digitais: precisam ser capazes de usar ferramentas multimídia e periféricos para aprender e produzir.

    2. Produção multimídia: utilizar recursos tecnológicos para desenhar, desenvolver, publicar e apresentar produtos (como páginas de web, aplicativos móveis e animações, por exemplo) para demonstrar conhecimentos e resolver problemas.

    3. Linguagens de programação:

    usar linguagens de programação para solucionar problemas.

    Domínio de algoritmos: compreender e escrever algoritmos, utilizar os passos básicos da solução de problemas por algoritmo para resolver questões.

    4. Domínio de algoritmos: compreender e escrever algoritmos, utilizar os passos básicos da solução de problemas por algoritmo para resolver questões.

    5. Visualização e análise de dados: interpretar e representar dados de diversas maneiras, inclusive em textos, sons, imagens e números.

    6. Mundo digital: entender o impacto das tecnologias na vida das pessoas e na sociedade, incluindo nas relações sociais, culturais e comerciais.

    7. Uso ético: utilizar tecnologias, mídias e dispositivos de comunicação modernos de maneira ética, sendo capaz de comparar comportamentos adequados e inadequados.

  • Para cumprir essa competência digital ter-se-ia que inserir uma disciplina de informática na grade curricular. Isso está muito distante da rentidade das escolas públicas no a Brasil. Essa é a parte do bncc para as elites.