✔️ Gabarito: B
Métodos de combate:
1- Direto: utilizado em incêndios de superfície, que permitem a aproximação.
2- Indireto: utilizado em incêndios em grandes escalas, que não permitem a aproximação.
3- Paralelo: (intensidade de fogo não muito grande) utilizado quando o calor emanado pelo fogo permite certa aproximação, mas não o suficiente para o ataque direto.
4- Aéreo: realizado em locais de difícil acesso e em incêndios de copa ou grande intensidade.
1 - MÉTODO DIRETO
Usado quando a intensidade do fogo permite uma aproximação suficiente da brigada à linha de fogo. São usadas as seguintes técnicas e materiais: água (bombas costais, baldes ou moto-bombas); terra (pás); ou batidas (abafadores).
2 - MÉTODO PARALELO OU INTERMEDIÁRIO
Usado quando não é possível o método direto e a intensidade do fogo não é muito grande. Consiste em limpar, com ferramentas manuais, uma estreita faixa, próxima ao fogo, para deter o seu avanço e possibilitar o ataque direto.
3 - MÉTODO INDIRETO
Usado em incêndios de intensidade muito grande. Consiste em abrir aceiros com equipamento pesado (tratores, etc.), utilizando ainda um contrafogo, para ampliar a faixa limpa e deter o fogo, antes que chegue ao aceiro.
4 - MÉTODO AÉREO
Usado nos incêndios de copa, de grande intensidade e área e em locais de difícil acesso às brigadas de incêndio. São usados aviões e helicópteros, especialmente construídos ou adaptados para o combate ao incêndio.
Deve-se procurar encurralar o fogo, tão logo seja possível. Em incêndios pequenos e fracos, o ataque pode ser feito pelo método direto. Em incêndios maiores, o combate deve ser iniciado pelos flancos e ir avançando até a frente.
Deve-se revezar as turmas antes que estejam incapacitadas para a luta por cansaço.
Fonte: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/comba.htm