SóProvas


ID
3540361
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da preparação e da elaboração das demonstrações contábeis, julgue o item.


A parte do preço de emissão de ações sem valor nominal que ultrapassar a importância destinada à formação de capital social será classificada como capital não integralizado.

Alternativas
Comentários
  • RESERVAS DE CAPITAL

    As reservas de capital são constituídas com valores recebidos pela empresa e que não transitam pelo resultado, por não se referirem à entrega de bens ou serviços pela empresa.

    Respectivas reservas devem refletir, essencialmente, as contribuições feitas pelos acionistas que estejam diretamente relacionadas à formação ou ao incremento do capital social.

    As reservas de capital constituem-se grupo de contas integrantes do Patrimônio Líquido.

    COMPOSIÇÃO:

    De acordo com o parágrafo 1º do artigo 182 da Lei 6.404/1976, serão classificadas como reservas de capital as contas que registrarem:

    a) a correção monetária do capital realizado;

    b) a contribuição do subscritor de ações que ultrapassar o valor nominal e a parte do preço de emissão das ações sem valor nominal que ultrapassar a importância destinada à formação do capital social, inclusive nos casos de conversão em ações de debêntures ou partes beneficiárias;

    c) o produto da alienação de partes beneficiárias e bônus de subscrição;

    d) até 31.12.2007 - por força da Lei 11.638/2007, o prêmio recebido na emissão de debêntures;

    e) até 31.12.2007 - por força da Lei 11.638/2007, as doações e as subvenções para investimentos.

    Portanto, gabarito ERRADO

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/reservacapital.htm

  • Reserva de capital

  • GABARITO - ERRADO

    RESERVA DE CAPITAL

    • ÁGIO NA EMISSÃO DE AÇÕES
    • ALIENAÇÃO DE PARTES BENEFICIÁRIAS
    • ALIENAÇÃO DE BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO
  • De acordo com o parágrafo 1º do artigo 182 da Lei 6.404/1976, serão classificadas como reservas de capital as contas que registrarem:

    a) a correção monetária do capital realizado;

    b) a contribuição do subscritor de ações que ultrapassar o valor nominal e a parte do preço de emissão das ações sem valor nominal que ultrapassar a importância destinada à formação do capital social, inclusive nos casos de conversão em ações de debêntures ou partes beneficiárias;

    c) o produto da alienação de partes beneficiárias e bônus de subscrição.

    Portanto, gabarito ERRADO.

  • Preço de emissão das ações sem valor nominal

    • parcela do preço destinada à formação do capital social → capital social (PL)

    • parcela que ultrapassa o valor destinado à formação do capital social → reserva de capital (PL)

    Gabarito: ERRADO

  • Errado.

    Complementando:

    Integralização de Capital Social é o processo no qual o sócio entrega os valores prometidos na emissão do Contrato Social. Esses valores, por sua vez, podem ser em dinheiro, bens móveis, bens imóveis e/ou títulos de crédito.

    A integralização de Capital Social é a entrega formal de um valor que foi prometido por um sócio no momento da constituição de uma empresa.

  • - Reserva De Ágio Na Emissão De Ações:

    Ágio, em linguajar comum, é o valor cobrado a maior por algo. Nas sociedades por ações o estatuto social deve definir o valor do capital social, o número de ações em que o capital se divide e se elas terão ou não valor nominal. A ação tem um valor pré-definido, o valor do capital social subscrito dividido pelo número de ações emitidas. Isso é o seu valor nominal! Temos que destacar que as ações serão sempre registradas pelo seu valor nominal. O ágio na emissão de ações é o valor da contribuição do subscritor (quem está comprando a ação) que ultrapassar o valor nominal das ações por ele adquiridas. No caso de emissão de ações sem valor nominal, o ágio na emissão de ações será o valor da contribuição do subscritor que ultrapassar a importância destinada ao capital social. Destacamos que uma ação pode não ter valor nominal, mas possuir um valor de referência para comparação.  

    Gilmar Possati

  • Gabarito: errado

    O ágio na emissão de ações é o valor da contribuição do subscritor (quem está comprando a ação) que ultrapassar o valor nominal das ações por ele adquiridas.

    A emissão de ações por um preço superior ao seu valor nominal provoca aumento simultâneo no valor do capital social e das reservas de capital da companhia emissora.

    Valor nominal= valor do capital subscrito / ações emitidas.

    D – Caixa 150.000,00 (Ativo)

    C – Capital Social 100.000,00 (PL)

    C– Reserva de capital – Ágio na emissão de ações 50.000,00 (PL)