Atividade vulcânica e terremotos são mais comuns no que os geógrafos chamam de Círculo de Fogo do Pacífico.
“O Anel de Fogo do Pacífico tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, couraças vulcânicas, cinturões de vulcões e movimentos de placas tectônicas “. Ou seja, uma região de formação geológica instável.
Também é a região onde são registrados alguns dos pontos mais profundos da crosta terrestre, como a Fossa das Marianas.
Embora o Círculo ou Anel de Fogo seja responsável por quase 90% dos abalos sísmicos e 50% dos vulcões do globo terrestre, há atividade vulcânica em outras regiões, como na Europa, mesmo que não tão frequente.
Entre os vulcões localizados no continente europeu, o Monte Etna é dos mais ativos, vivendo praticamente em erupção. Na maioria das vezes são abalos pequenos que não colocam em risco vida e bens. Além disso, terrenos vulcânicos são férteis, o que leva a região ser bastante povoada. Sua última grande erupção foi em dezembro de 2018
A questão pede que seja indicada a alternativa na qual está o nome do país europeu que sofreu erupção vulcânica e terremoto em dezembro de 2018
A) INCORRETA – Não há vulcões ativos na França nem o país não sofreu terremoto em 2018.
B) INCORRETA- Em Portugal existe o vulcão Pico Alto, na ilha dos Açores, que não entrou em erupção. E não houve terremoto em 2018. Houve em março de 2020 na ilha da Madeira.
C) CORRETA- O vulcão Etna localiza-se em Catânia, na ilha de Sicília, na Itália.
D) INCORRETA- A Croácia não tem vulcões ativos embora tenha sofrido terremotos. O último atingiu a área de Zagreb em 22 de março de 2020.
E) INCORRETA- Há movimentos sísmicos de pouca monta na Bélgica e na região também não se tem notícia de vulcões ativos.
RESPOSTA: C