SóProvas


ID
354100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A organização no trabalho não se limita a procedimentos, uso
correto de agenda e treinamento adequado. Ela abrange, sobretudo,
a integração perfeita do profissional com a função que ocupa. Em
referência às prioridades e à organização do trabalho, julgue os
itens a seguir.

O ato de delegar a um subordinado a responsabilidade de execução de um trabalho e de tomada de decisões afins gera possibilidade de retrabalho, o que aumenta a sobrecarga de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Errada
    A delegação eficaz pode produzir para você, sua equipe e sua organização benefícios de curto e longo prazos. Ao delegar, você poderá reduzir sua carga de trabalho e o nível de estresse, removendo de sua lista diária de tarefas aquilo que outros estão qualificados a fazer. Isso lhe proporcionará mais tempo disponível para focar em projetos que exigem suas habilidades e autoridade em particular, bem como em tarefas de maior importância,como planejamento de longo prazo e desenvolvimento de diretrizes.Benefícios da delegação 
     Para você - Aperfeiçoa o nível de confiança e comunicação entre você e sua equipe. Alcança metas que exigem esforço cooperativo do grupo.   Para sua equipe- Possibilita que membros da equipe aprimorem habilidades atuais e desenvolvam outras novas. Aumenta a motivação e proporciona aos membros de sua equipe um importante sentimento de realização.  Para sua organização - assegura que as tarefas são designadas às pessoascertas e nos níveis corretos. Aumenta a produtividade e a eficiência geral, ao fazer melhor uso dos recursos organizacionais.

    Leia mais:
    http://www.esmal.tjal.jus.br/arquivosCursos/2012_05_21_13_21_28_GEST%C3O%20DE%20PESSOAS%20-%20M%D3DULO%20IV%20-%20PARTE%20TE%D3RICA.pdf
  • O empoderamento do funcionário permite maior eficiência e eficácia ja que ele é o mais indicado a tomar decisoes específicas de sua funçao por ter maior conhecimento. Isso obviamente diminui ou até pode eliminar a probabilidade de retrabalho e consequente sobrecarga.

    Gabarito Errado!
  • Basta ler o  início da questão para saber que ela está errada. Não se delega responsabilidade; delegam-se tarefas.
  • DELEGAÇÃO:

    - Maior rapidez na tomada de decisões

    - Permite o treino e desenvolvimento profissional

    - Aumenta o nível de motivação

    - Conduz a melhores decisões e a trabalhor melhor executado

    - Permite desempenhar tarefas e funções mais complexas

  • Na minha opinião, o único erro da questão é o apontado pela Virgínia: não se delega responsabilidade.

    O resto está certo.
    Obviamente, a delegação gera a possibilidade de retrabalho. Ou alguém acha que é impossível que um chefe tenha que refazer a atividade feita por um subordinado.
    Tão obviamente quanto, retrabalho aumenta sobrecarga de trabalho.
  • Achei um trecho esclarecedor de uma entrevista retirado do site http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Entrevista/7922/qual-o-risco-de-delargar-ao-inves-de-delegar-poder.html

    RH- Quando se comete o equívoco de "delargar" ao invés de "delegar", quais as consequências que isso pode gerar?

    Alberto Ruggiero - As consequências são terríveis porque o líder, quando "delarga", transfere ao liderado a autoridade na execução da atividade. O liderado vai lá e faz. Porém como não tem a competência técnica necessária para executá-la, faz errado, gerando retrabalho e desperdício de tempo e recursos, aspectos que estão cada vez mais escassos nas empresas. O pior é que a responsabilidade é do líder porque quando se delega, transfere-se autoridade na execução de algo e não responsabilidade. Se algo der errado, não adianta dizer que o liderado fez errado. Quem você acha que será cobrado pelos erros? O líder ou o liderado? De quem é a responsabilidade?
  • ''Com essa ferramenta utilizado dentro das organizações, de maneira correta e objetiva faz com que as relações entre todos os colaboradores tornem a empresa cada vez mais produtiva e também cria bons relacionamentos entre todos os colaboradores, pois ali estão abertos a escutar a opinião de todos, ou seja, todos podem contribuir para melhorar os serviços e/ou produtos da empresa, melhorando assim também a vantagem competitiva.'' fonte: administradores.com.br

  • Achei estranha, não se delega responsabilidade? toda tarefa delegada anda junto com autoridade/responsabilidade.

  • Gabarito: Errado

    -----------------------

    A delegação na Administração Pública pode ser entendida como transferência de autoridade e responsabilidade a um subordinado

    -------------------.

    "Segundo Idalberto Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração“, delegação é “o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia”.

    -----------------

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/delegacao-de-autoridade-o-que-e-e-como-funciona/

  •  

    O QUE FOI TRANSFERIDO?

    AUTORIDADE E/OU RESPONSABILIDADE: DELEGAÇÃO.

    AUTORIDADE, RESPONSABILIDADE E TOMADA DE DECISÃO: DESCENTRALIZAÇÃO.

     

     

    MAS O ''X'' DA QUESTÃO É AFIRMAR QUE A DELEGAÇÃO GERA A POSSIBILIDADE DE RETRABALHO. É JUSTAMENTE O CONTRÁRIO! A DELEGAÇÃO DIMINUI E, ATÉ MESMO, ELIMINA O RETRABALHO. A DELEGAÇÃO GERA A POSSIBILIDADE DE DIMINUIR A CARGA DE TRABALHO E O NÍVEL DE ESTRESSE DO DELEGADO. PORÉM, AUMENTA O NÍVEL DE RESPONSABILIDADE.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • - Cespe - MPS - 2010

    Dar a um subordinado a responsabilidade de execução de um trabalho e de decisões afins contribui para o acúmulo de atividades e sobrecarga no trabalho, principalmente porque gera possibilidade de retrabalho.

    Gabarito: errado

  • - Cespe - MPS - 2010

    Dar a um subordinado a responsabilidade de execução de um trabalho e de decisões afins contribui para o acúmulo de atividades e sobrecarga no trabalho, principalmente porque gera possibilidade de retrabalho.

    Gabarito: errado

  • O ato de delegar a um subordinado a responsabilidade de execução de um trabalho e de tomada de decisões afins (tomada de decisões afins, não é por delegação) gera possibilidade de retrabalho, o que aumenta a sobrecarga de trabalho. O erro da questão está em vermelho.