Gabarito: D
Monitoramento
O monitoramento é a avaliação dos controles internos ao longo do tempo. Ele é o melhor indicador para saber se os controles internos estão sendo efetivos ou não.
O monitoramento é feito tanto através do acompanhamento contínuo das atividades quanto por avaliações pontuais, tais como auto-avaliação, revisões eventuais e auditoria interna.
A função do monitoramento é verificar se os controles internos são adequados e efetivos. Controles adequados são aqueles em que os cinco elementos do controle (ambiente, avaliação de riscos, atividade de controle, informação & comunicação e monitoramento) estão presentes e funcionando conforme planejado. Controles são eficientes quando a alta administração tem uma razoável certeza:
1) Do grau de atingimento dos objetivos operacionais propostos;
2) De que as informações fornecidas pelos relatórios e sistemas corporativos são confiáveis; e
3) Leis, regulamentos e normas pertinentes estão sendo cumpridos.
O Processo de Controle Interno – Segundo o Coso. Disponível em: <https://portaldeauditoria.com.br/o-processo-de-controle-interno-segundo-o-coso/>
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.
A estrutura descrita no ICIF do COSO consiste de cinco componentes, relacionados entre si. De acordo com o COSO, estes componentes fornecem uma estrutura efetiva para descrever e analisar o sistema de controles internos usado por uma empresa. Os componentes são os seguintes:
Ambiente de Controle (postura da organização e conscientização das pessoas)
Avaliação de Riscos (identificação e analise de riscos relevantes para alcançar os objetivos definidos)
Atividades de Controle (políticas e processos em todos os níveis para garantir a observância das diretrizes e medidas de prevenção dos riscos)
Informações e Comunicações (fluxos das informações e comunicações dentro da corporação)
Monitoramento (Processos de monitoramento e avaliação do sistema e dos demais processos)