SóProvas


ID
3546952
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em relação à operação e ao planejamento do sistema hidrotérmico brasileiro, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: 
 
(   ) Pelo fato de o sistema hidrotérmico brasileiro ter forte predominância de usinas hidrelétricas em relação às demais formas de geração de energia elétrica, o custo do combustível em usinas termelétricas é desprezível na formulação do problema de despacho de geração das unidades geradoras do sistema.
(   ) O planejamento da operação do sistema hidrotérmico brasileiro é realizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em três etapas: médio prazo, curto prazo e programação diária, utilizando modelos computacionais. 
(   ) O despacho térmico é realizado segundo a metodologia denominada de Valor Condicionado ao Risco (CVaR), implantada nos modelos de otimização NEWAVE e DECOMP, ambos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL). 
(   ) Uma característica importante do sistema hidrotérmico brasileiro, a qual é levada em consideração na formulação do problema de despacho de geração, consiste no fato de as usinas hidrelétricas operarem de forma independente umas das outras, ou seja, a operação de uma usina não afeta as que estão a jusante, pelo fato dos rios terem grandes extensões e as usinas estarem consideravelmente afastadas umas das outras. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • As usinas hidrelétricas ainda são as principais responsáveis pelo fornecimento de energia no Brasil. Isso torna a assertiva 1 errada.

    As usinas funcionam de maneira interdependentes.

  • ( F ) Pelo fato de o sistema hidrotérmico brasileiro ter forte predominância de usinas hidrelétricas em relação às demais formas de geração de energia elétrica, o custo do combustível em usinas termelétricas é desprezível na formulação do problema de despacho de geração das unidades geradoras do sistema. O custo do combustível não é desprezível (é muito mais caro e poluente do que as outras fontes) e o despacho de geração procura minimizar o uso de termelétricas por esse motivo.

    ( V ) O planejamento da operação do sistema hidrotérmico brasileiro é realizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em três etapas: médio prazo, curto prazo e programação diária, utilizando modelos computacionais. O planejamento é feito da maneira descrita.

    ( V ) O despacho térmico é realizado segundo a metodologia denominada de Valor Condicionado ao Risco (CVaR), implantada nos modelos de otimização NEWAVE e DECOMP, ambos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL). O despacho é feito da maneira descrita.

    ( F ) Uma característica importante do sistema hidrotérmico brasileiro, a qual é levada em consideração na formulação do problema de despacho de geração, consiste no fato de as usinas hidrelétricas operarem de forma independente umas das outras, ou seja, a operação de uma usina não afeta as que estão a jusante, pelo fato dos rios terem grandes extensões e as usinas estarem consideravelmente afastadas umas das outras. A água turbinada em uma usina vai seguir o rio e gerar energia nas usinas à jusante e assim afetam outras unidades.