SóProvas


ID
35482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2005
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma companhia circense que viaja pelo Brasil, apresentando peças teatrais e espetáculos, é composta por palhaços, malabaristas e contorcionistas. Seus integrantes somam trinta e duas pessoas e existe aceitação dos clientes, mas com tendência de declínio.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

I Considere que Tontom, um dos malabaristas, está cada vez mais apreensivo, pois tem visto muitos colegas de trabalho saírem da companhia neste último ano. Então, é correto concluir que o que torna Tontom apreensivo deve ser também foco de preocupações do gestor da companhia: o nível de rotatividade.
II Se os novos artistas da companhia são recrutados por intermédio de escolas e cursos especializados em arte dramática e circense, então o recrutamento utilizado é do tipo interno.
III Um processo de seleção eficaz para os novos malabaristas a serem contratados deve basear-se exclusivamente na análise do currículo dos candidatos, do qual serão colhidos dados relativos a experiências anteriores e referências, e na técnica de entrevista, para comparar os candidatos e checar detalhes sobre cada um.
IV Se uma contorcionista estiver fazendo um curso de aperfeiçoamento de suas técnicas de contorcionismo, é correto afirmar que ela está sendo treinada.
V Considere que Tânia é malabarista e está participando de um conjunto de cursos oferecidos pelo SEBRAE sobre gestão moderna das empresas. Sendo assim, é correto afirmar que Tânia está sendo treinada.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • é evidente que que o gestor fique preocupado, pois pode perder um de seus profissionais tornando assim um problema para o gestor;

    se novos são recrutados, isso se dá externamente e não interno, pois para ser interno seria necessário que recrutassem profissionais da propria "empresa";

    O "exclusivamente" torna a questão "fechada", onde há outros fatores a serem considerados além dos que a questão apresenta;

    Se estiver aperfeissoando, não está sendo treinada;

    Participando de cursos, aí sim está sendo treinada.
  • Me corrijam se eu estiver errada, no item V devido ao fato de ela estar participando de um curso sobre a gestão moderna das empresas, curso este que não tem relação direta com o seu cargo atual,não há o que se falar em treinamento e sim em desenvolvimento, correto?
  • eu marco I e V como corretas.

    aperfeiçoamento não é treinamento (IV).
  • O que essa questão tem de administração pública?
  • Uma das questões mais bem elaboradas que já vi neste site e em concursos em geral. Parabéns ao CESPE!

    Está certa a colega que considerou a opção V como desenvolvimento e não treinamento.

    Tentando esclarecer para os colegas: treinamento é qualquer tipo de aperfeiçoamento imediatista, diretamente ligado ao desempenho da função atual. Desenvolvimento é o aperfeiçoamento que leva em consideração uma perspectiva futura e extrapola as tarefas do cargo atual.

    Sucesso a todos!

    Paulo
  • Meus caros, quem treina se aperfeiçoa. O diferencial da questão está no que o colega comentou acima: se a contorcionista faz curso de aplicação imediata a sua atividade, ela está sendo treinada e, portanto se aperfeiçoando.
    Porém, se ela está fazendo curso que desenvolve habilidade não diretamente ligada a sua atividade, ela não está treinando, ela está desenvolvendo uma habilidade nova e diferente da que ora pratica.
  • O ítem (I) está gerendo dúvida, pois o motivo da rotatividade nao foi esclarecido. Podemos ententer que os colegas de Tontom estão saindo por deferimento do gestor onde está selecionando os melhores malabaristas, sendo assim, a preocupação de Tontom é manter o emprego enquanto a do gestor é adequar o quadro de funcionários para melhorar a arrecadação de receita.
  • O item V é um caso de desenvolvimento/capacitação e não de treinamento.

     

    "Segundo Chiavenato (Gestão de pessoas; o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999., p. 295), há uma diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas. Enquanto o primeiro é orientado para o presente, buscando melhorar as habilidades e capacidades relativas ao cargo que a pessoa ocupa, o segundo visa geralmente cargos que poderão ser ocupados no futuro, desenvolvendo novas habilidades e capacidades que serão requeridas. Tanto um quanto outro constituem processo de aprendizagem.”

    Ou seja:

     

    Treinamento--->  Aperfeiçoamento das funções já executadas.

    Desenvolvimento/Capacitação------> Aprender novas habilidades para desenvolver em novos cargos.

     

  • Item correto: letra A

    item I - A rotatividade de pessoal é uma preocupação do funcionário e também do gestor de pessoal, altos índices de rotatividade podem indicar política salarial ruim, poucas chances de crescimento, supervisão exercida não e adequada.  CORRETA

    Item II - Como os artistas são buscados fora do circo (organização) esse recrutamento é externo. INCORRETA

    Item III - A seleção de pessoal não deve se basear apenas em análise curricular, pelo contrário quanto mais aspectos ela abordar, maiores as possibilidades de se adequar a pessoa ao cargo. Pode incluir entrevistas, provas de conhecimento, técnicas de simulação etc. INCORRETA

    Item IV - A contorcionista está aprimorando seus conhecimentos dentro de uma atividade que ela já exerce, ou seja, está visando o agora. Treinamento é orientado para o presente focalizando o cargo atual e visando melhorar o desempenho imediato do cargo. CORRETA

    Item V - Tânia está participando de um curso de gestão moderna, uma nova tendência, algo visando o futuro, quem sabe até uma carreira nessa área, só pode ser desenvolvimento, se fosse treinamento ela faria um simples curso de gestão que já melhoraria seu desempenho atual. INCORRETO
  • Não entendi pq o item 1 esta certo.
    rotatividade não é o resultado da saida de funcionários e a entrada de outros para substitui-los??
    no item um não está dizendo isso, diz que muitos funcionários estão saindo da empresa somente.
    isso pode ser considerado rotatividade?
    se alguém puder esclarecer...

  • O nível de rotatividade pode ser sim um fator que leva a apreensão pelos outros funcionários, logo tem que ser foco da empresa para sanar esse distúrbio.
    Em relação ao item V., a questão encontra-se errada, tendo em vista que não seria um treinamento e sim um desenvolvimento, razão pela qual o que TÂNIA está fazendo está relacionado ao futuro e não ao presente cargo.
  • Conceito de rotatividade de pessoal:
    A rotatividade  de pessoal ( ou turnover) é o resultado da saída de alguns colaboradores e a entrada de outros para substituí-los no trabalho, ou seja , às entradas para compensar as saídas de pessoas das organizações.  Fonte: GESTÃO DE PESSOAS : o novo papel dos recursos humanos nas organizações/ idalberto Chiavenato.- 3.ed.- Rio de Janeiro: Elsevier, 2010
  • nao entendi o item I. 

    Porque ... a Rotatividade de pessoal mede o giro de entradas e saídas de pessoal; e no item I ele só cita as saídas.
    ficou incompleto, confuso.
  • O que me confundiu no item I foi a utilização da palavra ROTATIVIDADE. Como as admissões não foram mencionadas, somente as saídas, considerei que o que deveria estar escrito era  PERDAS.
     
    Índice de Rotatividade Geral
     
    Quando se trata de medir o índice de rotatividade de pessoal para efeito do planejamento de recursos humanos, utiliza-se a seguinte equação:
     
                                                                          
                                                                         _A+D_ x 100
                                                                             2
    Índice de Rotatividade Geral = _____________________
                                                                                 EM
     
               A = admissões de pessoal dentro do período  considerado (entradas);
               D = desligamentos de pessoal (tanto por iniciativa da empresa como por
                      iniciativa dos empregados) dentro do período considerado (saídas);
               EM = efetivo médio dentro do período considerado. Pode ser obtido pela soma
                         dos efetivos existentes no início e no final do período, dividida por dois.

    Índice de Perdas
     
    Quando se trata de analisar as perdas de pessoal e suas causas, não se consideram as admissões (entradas) no cômputo do índice de rotatividade de pessoal, mas somente os desligamentos, sejam por iniciativa da organização ou dos empregados.
     
                                                D x 100
    Índice de Perdas =    _______________
                                                    EM

    *fonte:  
    http://www.atituderh.com/artigo.aspx?Codigo=2177

    ALGUÉM ME AJUDA?
     
  • Acho que Rotatividade (turnover) já está bem fundamentado pelos colegas.

    Quanto ao item I 
    • TomTom está cada vez mais apreensivo: O que está deixando tomtom apreensivo? A saída dos colegas de trabalho.
    •  
      •      Implícito no conceito de rotatividade, está a política de manutenção de funcionários. Imaginem, o que está levando os colegas de tomtom a saírem do circo? Serão os salários, benefícios, segurança no trabalho ou o que? 
      •      Portanto, o que está deixando o "tomtom" apreensivo também deve ser foco dos gestores da companhia, para reduzir a alta taxa de rotatividade da organização.
      •      Preocupar-se com o nível de rotatividade, não quis dizer a questão, que os gestores deverão levar em conta somente as saídas (já que somente elas foram citadas), mas sim o porque das saídas e o fato de que elas estão ocorrendo por algum motivo em comum.

    É o tipo de questão que pega justamente as pessoas que realmente conhecem os conceitos: "já que falou em rotatividade é claro que deveria ter levado em conta as admissões no período! Claro que se trata de uma pegadinha! -> Item I Errado!"

    Complicado saber quando devemos ser criteriosos até com as virgulas e quando não...
  • Excelente resposta Bruna

  • 2005? Vishhh...A galera já estava no qc respondendo questões kkk

  • Gostei. Achei a questão bem elaborada, me ajudou a entender melhor o assunto e suas possíveis rasteiras.

  • TREINAMENTO X DESENVOLVIMENTO:

    Treinamento é qualquer tipo de aperfeiçoamento imediatista, diretamente ligado ao desempenho da função atual. X Desenvolvimento é o aperfeiçoamento que leva em consideração uma perspectiva futura e extrapola as tarefas do cargo atual.

    V Considere que Tânia é malabarista e está participando de um conjunto de cursos oferecidos pelo SEBRAE sobre gestão moderna das empresas. Sendo assim, é correto afirmar que Tânia está sendo treinada.

    ERRADO, porque nesse caso Tânia está sendo DESENVOLVIDA.

    IV Se uma contorcionista estiver fazendo um curso de aperfeiçoamento de suas técnicas de contorcionismo, é correto afirmar que ela está sendo treinada.

    CERTO, porque treinamento foca em aperfeiçoamento da função atual.

    III Um processo de seleção eficaz para os novos malabaristas a serem contratados deve basear-se exclusivamente na análise do currículo dos candidatos, do qual serão colhidos dados relativos a experiências anteriores e referências, e na técnica de entrevista, para comparar os candidatos e checar detalhes sobre cada um. ERRADO.

    II Se os novos artistas da companhia são recrutados por intermédio de escolas e cursos especializados em arte dramática e circense, então o recrutamento utilizado é do tipo interno.

    ERRADO, novos artistas significa dizer que são externos a companhia, portanto, o recrutamento é externo.

    I Considere que Tontom, um dos malabaristas, está cada vez mais apreensivo, pois tem visto muitos colegas de trabalho saírem da companhia neste último ano. Então, é correto concluir que o que torna Tontom apreensivo deve ser também foco de preocupações do gestor da companhia: o nível de rotatividade.

    CERTO, nível de rotatividade quer dizer que a empresa/companhia não está mantendo os funcionários, logo, é preocupante o alto nível de rotatividade para o gestor que deseja manter os trabalhadores.

    Espero ter ajudado, mas posso estar errada!